Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Ações emergenciais para a Lagoa do Jacaré

Ruas com pontos de alagamento, móveis secando ao sol e marcas deixadas pelas águas das chuvas do último final de semana. Este foi o cenário encontrado, no final da manhã desta quarta-feira (03/03), pelo secretário-comandante da Guarda Municipal e coordenador municipal de Defesa Civil em Várzea Grande, Rodrigo Alonso Lemos, e pelo secretário municipal de Viação e Obras, Valdisnei Moreno, em visita ao bairro Lagoa do Jacaré. Por estar localizado numa parte baixa, o local foi um dos mais afetados no Grande Cristo Rei. Em algumas residências, a água chegou a uma altura de 40 centímetros e, em outras, à cintura dos moradores.


“Estamos aqui, hoje, verificando a situação do bairro que sofreu, muito, com as últimas chuvas. Juntamente com a Secretaria Municipal de Viação e Obras estaremos realizando ações emergenciais com o objetivo de minimizar os danos causados pelos temporais. Mas vale lembrar que nos dias de temporais, nossa equipe estava alerta para realizar os atendimentos necessários à população”, explica Rodrigo Alonso. Dados da Defesa Civil mostram que, só na última segunda-feira (01/03), choveu o que era esperado para todo este mês de março, ou seja, 78 milímetros. Assim como o Lagoa do Jacaré, houve registros de inundações em outros 12 bairros da cidade.

Uma das grandes reivindicações dos moradores é a canalização do esgoto que está correndo a céu aberto, formando grandes poças próximas às casas. “Máquinas serão enviadas ao local para que, de forma paliativa, escoem todo esse esgoto para um local adequado. Quanto às obras de canalização e até mesmo de asfaltamento do bairro, estas já estão previstas em nosso calendário de trabalho para breve execução. Entretanto, são ações que demandam tempo. Não podemos esperar. Vamos iniciar os trabalhos emergenciais acreditando que estes minimizem os estragos provocados pelas últimas chuvas”, destaca Valdisnei Moreno.

Para o vendedor autônomo e morador do Lagoa do Jacaré há mais de 30 anos, Everaldo de Assis (50), a visita dos secretários ao local trouxe esperança. “Creio que as coisas irão melhorar por aqui. Espero não ter mais que transferir minha família de lugar por conta da enchente”. Ele mora na rua mais afetada pelas águas. “Aqui, muita gente perdeu o pouco que tinha. Nunca tinha visto uma chuva tão destrudora como essa”.

ASSISTÊNCIA - Pensando no atendimento às mais de 300 famílias que habitam a região, a Secretaria de Promoção e Assistência Social iniciará um trabalho de cadastro daqueles que desejam deixar o bairro. “Nesta tarde, uma equipe da Promoção Social estará no bairro para prestar atendimento à comunidade”, garante Rodrigo Alonso.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet