Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Educação

ExpoBelta atrai 40 países para a feira de intercâmbio em São Paulo

Será realizada neste mês a 11º edição da ExpoBelta, a principal feira de educação internacional e intercâmbio no exterior realizada no Brasil. O evento conta com representantes de 40 países, entre eles, o Reino Unido, Canadá, África do Sul, Espanha, Estados Unidos, por exemplo.


A ExpoBelta conta com o participação de órgãos oficiais de vários países, como consulados, embaixadas e outras organizações vinculadas à educação. A entrada é franca, basta fazer o cadastro no site www.expobelta.org.br ou no local do evento.

A feira ocorre nos dias 20 e 21 de março, das 14h às 19h, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, na Consolação, no centro de São Paulo. O país convidado deste ano será os Estados Unidos e deve trazer instituições de ensino de todas as regiões norte-americanas. O evento também contará com a presença do secretário-adjunto de Educação dos Estados Unidos, Anthony Miller.

São oferecidos cursos de idioma, Ensino Médio, graduação, pós-graduação, mestrado, especialização, projetos de pesquisas, bolsas de estudo para alunos e professores.

Os visitantes poderão conhecer os melhores destinos, as atividades, cursos, escolas, universidades, tirar dúvidas sobre vistos e acomodações, de custo devida nos países, bolsas de estudo disponíveis.

De acordo com Maura Leão, presidente da Belta, cerca de 120 mil brasileiros foram fazer cursos no exterior no ano passado. Ela acredita que neste ano ocorra uma aumento de 15 a 20% no número de estudantes que vão para o exterior. "Após a crise, a gente voltou a ter um crescimento e retomada da economia mundial. Com o dólar e a economia brasileira favoráveis e o interesse do brasileiro em ter uma experiência internacional, o número de estudantes irá aumentar", afirmou Maura.

Os cursos de idiomas são os mais procurados, depois são as graduações. O país líder na opção dos estudantes é o Canadá, devido aos preços mais acessíveis e proximidade com os Estados Unidos. O país norte-americano aparece como segunda opção, seguido da Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia.

Em 2000, a professora Beatriz Jorge, 38, fez um curso de mestrado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. De acordo com a docente, o curso de dois anos foi fundamental para seu sucesso profissional. "Você sabe o que está acontecendo no mundo, quais são as tendências e metodologias utilizadas no exterior", diz Beatriz, que valorizou o seu currículo. Ela também ressalta que além da experiência profissional, morar em outro país agrega muita cultural.

Segundo dados da ALTO's Global Directions in Language Travel 2009, são gastos 8 bilhões
de dólares por ano em intercâmbios, o que representa 7% do mercado mundial jovem.

Durante a ExpoBelta haverá workshops com especialistas de diversos países. O visitante também poderá acompanhar um ciclo de palestras com temas relacionados à educação internacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet