Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Protesto contra Berlusconi leva milhares às ruas de Roma

Dezenas de milhares de pessoas foram neste sábado às ruas de Roma para protestar contra o Governo Silvio Berlusconi e o decreto de lei que o primeiro-ministro promove para tentar incluir a lista de candidatos de seu partido nas eleições regionais do Lácio.


A concentração, convocada pela oposição de centro-esquerda na Praça do Povo, se tornou um grande protesto contra a política "antidemocrática" de Berlusconi e seu Governo e, segundo os organizadores, teria reunido 200 mil pessoas. As estimativas da Polícia, que costumam ser mais baixas, ainda não estão disponíveis.

"Esta é uma chamada às armas democráticas", disse o líder do partido opositor Itália dos Valores (IDV), Antonio Di Pietro, ao chegar ao ato, transmitido ao vivo pela TV.

O protesto deste sábado, que conseguiu reunir membros do IDV e da principal legenda de oposição, o Partido Democrata (PD), foi convocado pela rejeição à aprovação, em 5 de março, de um decreto eleitoral.

Nele, o Governo Berlusconi apresenta interpretações da legislação eleitoral vigente, orientadas a facilitar a readmissão das listas.

As candidaturas do partido do premiê pela província de Roma ao pleito dos próximos dias 28 e 29 de março haviam sido descartas por terem sido apresentadas fora do prazo.

O partido governante, Povo da Liberdade (PDL), defende que seu emissário ficou retido em uma discussão com um adversário político perante o escritório eleitoral minutos antes de expirar o prazo, e denuncia que os próprios funcionários públicos obstaculizaram o processo.

Foi com esse argumento que conseguiu ser levado à frente o polêmico decreto lei "interpretativo", que estabelece que o tempo de apresentação de candidaturas está "absolvido" se o delegado encarregado de fazê-la estiver dentro do prédio administrativo no prazo estabelecido.

Apesar da norma, Berlusconi, que ontem enfrentou uma greve geral de quatro horas contra sua política econômica, teve que ver as autoridades eleitorais rejeitarem várias vezes seus recursos para incluir a lista nas eleições, que apoia a candidatura de Renata Polverini para governadora do Lácio.

A principal oponente de Polverini, Emma Bonino, candidata da centro-esquerda, esteve presentes no ato de hoje e foi uma das primeiras a subir ao palanque para discursar.

"Não é o momento de desalento, mas de levantamento democrático e civil", disse Bonino, que se coloca como alternativa "ao velho".

Em Bolonha, cerca de mil pessoas, segundo a imprensa local, se concentraram no centro da cidade em outro movimento contra Berlusconi.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet