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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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Sid Meier, criador de ‘Civilization’, diz que games atuais estão errados

O co-fundador da produtora Firaxis Games e o criador de “Civilization”, provocou os mais de 2 mil participantes de sua palestra na Game Developers Conference (GDC) em San Francisco, nos EUA. Para ele, tudo o que os desenvolvedores e os produtores conhecem sobre games está errado. O G1 assistiu à palestra realizada nesta sexta-feira (12) no centro de eventos Moscone Center.


Na palestra chamada de “A psicologia do design de games (tudo o que você sabe está errado), Meier afirmou que, para criar um bom game, conceitos como matemática, ciência e pesquisa histórica não são os elementos principais para se criar um game de sucesso. “O mais importante é entender a psicologia do jogador”, disse. “Jogar é uma experiência psicológica, está tudo na nossa cabeça, o que nos torna egocêntricos. Se você joga ‘Civilization’, onde seu objetivo é ser um tipo de deus para criar uma sociedade, você é egocêntrico”.

O desenvolvedor tentou aprofundar suas ideias, falando sobre o equilíbrio entre recompensa e punição dos gamers nos jogos. Em vez de apenas fazer os gamers se sentirem bem com as recompensas, os designers devem pensar no impacto psicológico dos jogadores quando eles enfrentam uma perda. “Todo mundo quer ser acima da média”, explica. “Por isso que inserir grandes desafios e fazer o jogador perder para que ele tente passar daquele nível novamente é importante, o que nem sempre acontece”.

Falando sobre os seus erros, Meier disse que a ideia original ao criar “Civilization”, era incluir uma sensação de ascensão e queda. O designer acredita que os jogadores não desejam isso. Quando eles perdem, ou quando sua sociedade em “Civilization” começa a decair, os gamers recarregam um progresso anterior salvo, e tentam novamente. “Isso estraga a experiência de jogo”, disse.

Outro elemento que Meier afirma “estar errado” em “Civilization” é quem quando os jogadores fazem sua civilização descobrir a pólvora, na próxima vez que eles iniciam uma nova partida, querem adquiri-la mais rapidamente. “Assim, você perde outros elementos do jogo”.

Para evitar os mesmos problemas, Meier e seu time de desenvolvimento na Firaxis estão realizando mudanças em “Civilization Network”, jogo de estratégia que será lançado na rede social Facebook. “Queríamos dar a possibilidade de os jogadores darem dinheiro para civilizações mais pobres. Nos testes, isto nunca aconteceu, ninguém foi generoso o bastante para tal ação”.

Concluindo sua palestra, Meier falou sobre a Inteligência Artificial dos jogos. Ela é importante para a psicologia dos jogos, mas há um problema: os jogadores querem que ela seja mais inteligente do que eles, que não pareça burra. “Isto é uma grande reclamação por parte dos gamers”, disse. “Entretanto, se a IA está fazendo algo brilhante, os jogadores suspeitam que ela está roubando e isso quebra a sensação de realidade do game”. O importante, para Meier, é poder usar essa psicologia dos games para criar uma jornada épica, algo que, por mais que os jogos de hoje sejam bem produzidos, não estão conseguindo tocar os jogadores. “Os games são muito vazios. Você os joga, termina e esquece deles. Temos que criar algo que faça essa jornada épica ficar gravada na mente do jogador”, afirmou. “Precisamos encorajar os jogadores para quem em nossos games eles posam contemplar as alternativas dos caminhos a serem escolhidos na jornada. Eles precisam se sentir envolvidos com o que está na tela”.
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