Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Flamengo ataca CBF por decisão sobre troféu

Um dia depois de a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dizer que a taça está nas mãos do São Paulo, a presidente do Rubro-Negro carioca, Patrícia Amorim, deixou clara toda sua insatisfação com o assunto.


- O Flamengo considera uma covardia. Não mediremos esforços para reverter essa situação. Para nós, a briga apenas começou.

A presidente do Flamengo votou contra o candidato da CBF, Kléber Leite, na eleição para a presidência do Clube dos 13 (entidade que reúne os maiores times do país), na última segunda-feira (12). Fábio Koff, na ocasião, foi reeleito.

Patrícia Amorim afirmou que o Flamengo apresentará documentos para tentar reverter a decisão da CBF.

Entenda o caso
No meio de 1987, a CBF anunciou que não teria condições financeiras de organizar o Brasileirão. Os principais clubes brasileiros, então, se reuniram e decidiram assumir a organização do torneio. Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco criaram o Clube dos 13 e convidaram mais três clubes, Goiás, Santa Cruz e Coritiba, para disputar a competição, que ganhou o nome de Copa União.

A escolha desses clubes, no entanto, se deu não por critérios técnicos, mas comerciais. O Clube dos 13 optou por clubes de outras grandes capitais e deixou de lado times como o Guarani, vice-campeão brasileiro de 1986, e o América-RJ, terceiro colocado.

A CBF, vendo que a iniciativa dos clubes estava tendo sucesso comercial, recuou e decidiu organizar um campeonato com os times que haviam ficado de fora, além de impor a realização de um cruzamento entre os melhores das duas competições para decidir quem seria o campeão brasileiro - que ganharia, junto com o vice, a indicação para a Copa Libertadores de 1988.

O Clube dos 13, no entanto, rejeitou a proposta e disse que não aceitaria a interferência da entidade. A CBF insistiu e chamou a Copa União de “Módulo Verde”, dando o nome de “Módulo Amarelo” a seu torneio.

O Flamengo sagrou-se campeão da Copa União e, junto com o Inter, vice-campeão, se recusou a disputar o quadrangular. Sport e Guarani, que haviam dividido o título do Módulo Amarelo (após um empate por 11 a 11 nos pênaltis no segundo jogo da final), se enfrentaram novamente, e o time pernambucano levou a melhor.

A CBF nomeou o Sport como campeão brasileiro e o indicou, junto com o Guarani, para jogar a Copa Libertadores de 1988. Em 1992, quando os clubes e a entidade já haviam feito as pazes, o Flamengo venceu o Brasileirão e reivindicou a “taça das bolinhas”, mas a CBF, em vez de simplesmente negar o pedido rubro-negro, preferiu esconder o troféu num cofre de uma agência da Caixa Econômica Federal, no Rio
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet