Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Economia

Tarifa de energia cai até 14,5% em Pernambuco

A tarifa de energia cobrada pela Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) dos consumidores residenciais de baixa renda terá redução de 14,48% a partir de quinta-feira. Os consumidores residenciais sujeitos à tarifa normal também terão uma redução expressiva, de 8,7%.


Para os grandes consumidores, como indústrias, a tarifa de energia será reduzida em percentuais que variam de 2,65% a 6,21%, dependendo do nível de tensão em que a energia é fornecida.

Os reajustes foram aprovados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Celpe atende 2,9 milhões de consumidores 185 municípios de Pernambuco e um na Paraíba.

De acordo com a agência reguladora, houve redução de tarifa porque o custo da distribuidora com compra de energia diminuiu. A redução de custos foi causada pela desvalorização do dólar, moeda cuja cotação o preço do gás natural, usado pela Termopernambuco, uma usina que vende energia para a Celpe.

Ainda segundo a agência, o resultado negativo reflete também a assinatura do Termo Aditivo ao contrato de concessão, que elimina o erro na forma de cálculo dos reajustes, que vinha provocando perdas para os consumidores até o ano passado. No caso específico dos consumidores de baixa renda, a redução de 14,48% é resultado da aplicação de novos critérios de enquadramento estabelecidos em lei sancionada este ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet