Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

desabafo nas redes

Apresentador chama prefeito de 'frio e com coração de pedra' após fala sobre caso Manu

Foto: Reprodução

Apresentador chama prefeito de 'frio e com coração de pedra' após fala sobre caso Manu
O apresentador do programa Balanço Geral, Wésllen Tecchio, usou as redes sociais para rebater a fala do prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), e o classificou com um homem "frio e com coração de pedra". Ao ser questionado sobre o pedido de afastamento de sua secretária de Saúde, Daniela Galhardo, o gestor municipal sugeriu que as acusações que vieram à tona com o falecimento de Manoella Tecchio, 3 anos, no dia 8 de março, estariam sendo levantadas por oportunismo. Ele ainda disse que "criança morre em todo lugar". A menina é sobrinha do comunicador e foi a óbito após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) da cidade com tosse seca. 

 
Leia também:
Prefeito diz que não vai afastar secretária e nega omissão no caso Manu: 'criança morre em todo lugar'

Criança de três anos morre após dar entrada em UPA com tosse seca: 'era uma menina saudável'

“Diante da fala lastimável do prefeito Roberto Dorner, eu tenho uma coisa a dizer para os pais e para as mães de Sinop: nós temos um prefeito frio e coração de pedra. Este é o prefeito que está à frente da prefeitura de Sinop, que boa parte da população escolheu, que vocês votaram”, disse Wésllen.

Após o falecimento de Manoella, veio à tona denúncia de um suposto esquema que estaria desviando verba por meio da empresa terceirizada Vida e Sorriso Clínica Médica e Odontológica Ltda, que foi contratada pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP) para operacionalizar o pagamento de médicos e profissionais da UPA 24 horas, Policlínica Meninos Jesus e algumas unidades de saúde de Sinop. A Câmara de Vereadores, então, pediu afastamento da secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

“Prefeitura não sabe de nada, única coisa que fizemos foi mandar apurar os fatos. Criança morre em todo lugar, em Cuiabá morreram cinco na Santa Casa e ninguém falou nada, todo mundo ficou quieto. Agora, morreu uma criança em Sinop. Não somos alta complexidade, é só uma passagem, aí acontece isso e vêm falar de secretária, de OS”, disparou o prefeito, visivelmente irritado ao ser questionado sobre o afastamento da gestora da Pasta. 

“Nós mandamos apurar os fatos e quem é culpado vai pagar. Ponto. Doa onde doer. Tá sobrando médico em Sinop. Será que foi falta de cuidado médico? Nós afastamos a médica. Agora, a secretária? Ela não tem culpa. Ela vai ser culpada por um mal atendimento? A partir do momento que ela tiver culpa, ela também sai, mas enquanto isso não vou cometer injustiça”, completou Dorner.

Tecchi rebateu as falas do gestor. “A equipe médica, técnica, secretária não tem responsabilidade nenhuma? É a mesma coisa você contratar uma obra para sua casa e você contrata o mestre de obras, o pedreiro e um auxiliar de pedreiro. Se eles fizerem qualquer tipo de erro lá [na obra] você vai culpar quem? O pedreiro! Não é ele o responsável da obra que colocou outros dois funcionários para trabalhar na sua casa?”, questiona.

“A secretaria deveria ser culpada também. Porque você não a culpou, não afastou ela, prefeito? ‘Porque criança morre em todo lugar’. No seu pensamento criança morre em todo lugar e por falta de estrutura, de atendimento digno e humano que vocês faltam a oferecer a Sinop”, finaliza.
 
Mortes

Manoella Tecchio morreu após dar entrada na UPA de Sinop com tosse seca, no dia 8 de março. O primeiro atendimento aconteceu dias antes, quando ela apresentava quadro gripal. Na ocasião, a menina foi liberada para voltar para casa.

No entanto, o quadro de saúde piorou e os pais voltaram à UPA, onde ela morreu. A Prefeitura de Sinop afastou a médica responsável pelo atendimento em 13 de abril e uma sindicância foi aberta para investigar a morte de Manoella. 

No dia 18, faleceu Ana Julia Alvarez de Andrade, de apenas dois anos, enquanto aguardava transferência para uma UTI no final da tarde desse sábado (18), na UPA de Sinop. De acordo com a Prefeitura, a menina recebeu os cuidados semi-intensivos da equipe multiprofissional durante o período de espera pela UTI. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet