Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

CIÊNCIA

Estudo combate vermes que impedem crescimento de plantações

Foto: Reprodução

Estudo combate vermes que impedem crescimento de plantações

Pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia e Ecologia Microbiana (LABEM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolvem pesquisa para apoiar a saúde da produção agrícola brasileira. O estudo desenvolvido descobriu um composto capaz de conter vermes que infectam raízes de plantas, impedindo o crescimento e a produtividade. O método se destaca pelo baixo impacto ambiental por não afetar outros organismos que estão na água e no solo.

Leia também:
Aprosoja questiona reativação de balanças em rodovias de MT e diz que medida vai prejudicar logística

O professor Marcos Antônio Soares do Instituto de Biociências (IB), coordenador do LABEM, explica que o nematóide da galha, também conhecido como Meloidogyne spp., é um parasita microscópico que ataca as raízes das plantas, causando diversos danos e prejuízos à produção agrícola. “O nematóide penetra nas raízes das plantas e induz a formação de galhas, que são estruturas nodulares que impedem o fluxo de água e nutrientes resultando em: Enfraquecimento da planta; Redução do crescimento; Amarelecimento das folhas; Murcha e Suscetibilidade a outras doenças”, pontua.

A pesquisa foi conduzida pela discente Suzana Junges Vendruscolo do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. “O nematóide da galha possui uma ampla gama de hospedeiros, afetando mais de 2.000 espécies de plantas, incluindo: Culturas agrícolas: Soja, algodão, tomate, pimentão, batata, feijão, milho, café, entre outras. Hortaliças: Melancia, pepino, abóbora, cenoura, beterraba, entre outras. Frutíferas: Videira, citros, bananeira, entre outras”, conta o professor Marcos Antônio Soares.
 

Sustentabilidade e patente
No estudo, a pesquisadora descobriu que compostos contendo selênio matavam o verme conhecido como nematoide das galhas, responsável por grandes prejuízos na agricultura brasileira. O verme também afeta plantações em Mato Grosso  por infectar as raízes  e reduzir seu crescimento e produtividade. “A equipe do projeto descobriu que os compostos matam os nematódeos da galha. Especificamente, o composto “Se-p-methyl phenylselenobenzoate” aplicado no solo reduziu consideravelmente o número de galhas nas raízes e ovos do nematódeo no solo. Esse composto não matou outros organismos no ambiente como algas, protozoários e larvas de insetos indicando que ele é ambientalmente seguro”, relata o coordenador do LABEM.

Os resultados das pesquisas podem também render aplicações científicas e econômicas. Está em curso um pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e os resultados já estão disponíveis em artigo publicado no Journal of Pest Science. “A UFMT entrou com o pedido de patente, e o Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da instituição está prospectando empresas para a transferência de tecnologia”, pontua o professor Marcos Antônio Soares a respeito de aplicações para a pesquisa.  

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet