Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Conheça a bandeira de várzea grande e suas peculiaridades

Foi após 27 anos de emancipação, que na administração do então prefeito Júlio José de Campos, em 13 de maio de 1975 que foi editada a Lei nº 580/75 que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do município de Várzea Grande. Já a Lei 1.212/92 de 04 de maio de 1992 do então prefeito Carlos Augusto de Arruda Gomes fez algumas modificações e deu outras providências.

A Bandeira do Município de Várzea Grande é de autoria do heraldista professor Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista.

E de acordo com o artigo 6º da Lei municipal de sua criação, será terciada (dividida em três partes) em faixas, seguirá o formato geométrico de um retângulo, sendo que a faixa superior e inferior deste retângulo terá cada uma, por medida de altura o equivalente a cinco módulos (o módulo é igual a 6,25 cm).

A faixa superior (parte de cima) terá a cor verde e a faixa inferior terá a cor vermelha. A faixa central do retângulo terá por medida de altura o equivalente a quatro módulos, e sua cor é branca. O retângulo terá altura de catorze por largura de vinte módulos, seguindo o padrão nacional. (As regras para a confecção da Bandeira encontram-se definidas no Art 5º da Lei nº 5.700/71. O desenho é modular, o que facilita a sua reprodução e feitura. Para o cálculo das dimensões, toma-se por base a largura desejada, dividindo esta em 14 partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo. O comprimento da bandeira será de 20 módulos).

A apresentação do desenho das faixas e figuras geométricas da bandeira, sua distribuição especial, segue dentro do retângulo, a seguinte discriminação: o trapézio superior compreendido pela faixa verde ocupará a área superior do retângulo; o trapézio inferior, compreendido pela faixa vermelha, ocupará a área inferior do retângulo.

A Bandeira Municipal de Várzea Grande obedece à regra geral, sendo por opção terciada em faixas.
 
SIGNIFICADOS

O Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal e a faixa do triângulo isósceles onde é contido representa a própria edificação da Cidade, sede do município. O triângulo é símbolo heráldico de liberdade, igualdade e fraternidade, e a cor branca é representação que simboliza o espírito laborioso, pacífico e ordeiro do provo várzea-grandense.

A faixa vermelha é símbolo de dedicação, com amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia, representada por si só o município em sua origem, durante a Guerra do Paraguai.

A faixa verde traz à lembrança as propriedades rurais existentes no território municipal, assim como simboliza a honra civilidade, cortesia, e alegria, é esta cor a esperança e a verdade. É representação da primavera, a mais bela das estações do ano, representa fartura propiciada pelas boas colheitas.
 

Wilson Pires de Andrade é jornalista em Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet