Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

A Ansiedade te consome?


Nesse mundo agitado de hoje, as responsabilidades e os compromissos aumentaram... Ainda bem que nossa capacidade em realizar mais, também! Estudos mostram, que a nossa capacidade de aprendizado aumentou verticalmente, mas, também, chegou o tempo das “multitarefas”, que não é interessante para nossa produtividade. E as mulheres então, ainda neste século, poucos anos atrás, tinham o papel, apenas de cuidar do lar e nutrir os filhos com amor e atenção. Mas os tempos mudaram e muito! Elas, além de cuidar dos filhos, marido e ainda deixar “a casa em ordem”, tiveram que “puxar as mangas das blusas” e partirem para o ataque. Estudam, trabalham, administram nos variados segmentos corporativos mas, estão esquecendo do bem mais preciso que tem, a sua saúde mental. Assim, hoje estima-se que, para cada homem com ansiedade, exista cinco a seis mulheres com essa psicopatologia.

A era da informação, trouxe grandes benefícios, a tecnologia e a informática. E atrelados a ela, vieram os males também. Assim, na grande maioria dos casos, a ansiedade não vem sozinha, ela é um “combo” juntamente com a depressão. Estudos recentes mostram também que, existe uma correlação direta entre a permanência em redes sociais x ansiedade, ou seja, quanto mais exposta você ficar nas redes sociais, aumentará, significativamente sua chance de ficar ansiosa e depressiva, pois, é um tempo que você ficará mais tempo sozinha.

Portanto, modere e equilibre seu tempo, além de ser, seu ativo mais precioso, ele não volta mais. Tenho certeza que, com essas dicas que lhe darei adiante, você reestabelecerá sua saúde mental-psíquica-emocional. Vamos lá? Primeiramente, administre melhor seu dia, para que você tenha mais tempo, para ter um hobby, pesquisas e estudos da neurociência apontam que, quando praticamos um, aumenta nossos níveis de Dopamina (neurotransmissor responsável pela recompensa), melhora e aumenta sua motivação, importante para te deixar mais “animada” perante os desafios da vida.

Segunda dica, está mais do que chancelado, são as atividades físicas, pois, sabemos que, nosso corpo não é um sistema isolado e sim, integrado a mente e ao espírito, dessa maneira, lhe trarão inúmeros benefícios físicos (disposição, energia, força, oxigenação, fortalecimento), mentais (concentração, foco, aumento de neurotransmissores do “bem” como a própria dopamina, serotonina, noradrenalina e outras) e espirituais.

Terceira dica, você gerindo melhor seu tempo, terá mais oportunidades e situações para ficar, se for casada, com o seu marido, filhos (caso possua) e amigos. As pesquisas mais recentes sobre a ciência da felicidade e do bem-estar, evidenciam que, o dinheiro é importante até um certo nível, depois disso, não vai ter, tanto significado como tinha, no início de carreira, por exemplo, quando os valores são menores. Portanto, a felicidade e o bem estar, estão, nos pequenos momentos compartilhados com eles, família e amigos.

A última dica, reforça as demais, faça terapia a cada seis meses ou cada ano para manter seus níveis de inteligência emocional e seus filtros de percepção apurados, afiados e refinados. Pois assim, conseguirá ter respostas inteligentes em situações difíceis e estressantes. Ainda bem que, os tempos mudaram e, com ele, muitos tabus caíram. No passado, falar em fazer terapia, associava-se a doenças e transtornos mentais graves, assim, quem fazia tratamento psicológico/psico-terapeutico era tachado de louco. Hoje, está bem elucidado e evidenciado que, as terapias servem, não necessariamente para quem tem algum problema a resolver, mas serve para, potencializar seus recursos internos, eliminar crenças limitantes e desafiadoras, se empoderar e aprender a ser a, melhor versão de si mesma!

Agora, se você estiver passando por um momento mais delicado (separação, brigas conjugais, problemas familiares, dores, bloqueios, traumas emocionais, estresse, depressão) ou até mesmo problemas de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada - TAG), está na hora de você se permitir e dar uma oportunidade a você mesma... Cuidar da saúde emocional/mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, do corpo! Lembra-se que, foi comentado, nosso ser é interconectado? Corpo-mente-espírito? Então, quando você cuida da sua saúde mental, das emoções principalmente, aparecerão reflexos positivos nas demais áreas do seu ser, físico-espiritual.

Na terapia, você terá a possibilidade de acessar sua parte mais nobre e mais preciosa, o seu diamante multifacetado, o seu inconsciente, guardião das tuas memórias emocionais, das tuas lembranças mais positivas e felizes. Terá a possibilidade de vivenciar e experienciar a serenidade, a paz de espírito, o amor, a tranquilidade e a harmonia. Consequentemente, estará mais receptiva a prosperidade e abundância em sua vida, viver uma vida pautada no amor, tranquilidade e luz!
 

“Minha missão é ajudar mulheres a resolverem seus bloqueios emocionais com uma hora de Terapia por semana”

Dárcio Borges é psicoterapeuta 
Agende sua consulta!
Contatos: drdarcioborges@gmail.com https://www.drdarcioborges.com/ Instagram: @drdarciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet