Olhar Direto

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Opinião

Educação de Cuiabá : “avanços de uma década em 4 anos”

Autor: Alex Vieira Passos

13 Jan 2021 - 08:00

“Fizemos história, construímos cases de sucessos”

Em quatro anos da atual gestão, a Prefeitura de Cuiabá implantou mais de 40 programas, projetos na área pedagógica e estrutural no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. 
No último ano, em 2020, enfrentamos  uma missão de “trocar o pneu do carro rodando” que era a missão de adequar às aulas presenciais para plataformas online em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Por meio do Programa @Portal da Escola Cuiabana, tecnologias digitais possibilitaram a mediação pedagógica não presencial. Aulas da rede pública de educação foram transmitidas por meio de aplicativos, TV aberta, Youtube e outros recursos de mídia. 
Este programa foi case de sucesso nacional . 

Para isso, foi necessário implantar um estúdio para gravação no Centro de Formação. As aulas gravadas no local são compartilhadas semanalmente no Portal disponibilizado pela Prefeitura. Equipe pedagógica, no mesmo sentido, acompanha e orienta professores e estudantes que não possuem internet. 

O trabalho para informatizar e modernizar as escolas da rede pública, no entanto, vem ocorrendo desde o início da gestão Emanuel Pinheiro e hoje é outra realidade , a exemplo a web matrícula , que acabou com as intermináveis filas na busca de uma vaga para seu filho . 

Fomos responsáveis pela implantação da maior parte desses projetos, alem de todo os avanços acima,  ainda adquirimos mesas digitais interativas para a Educação Infantil, além da compra de lousas digitais e projetores interativos para atender as unidades escolares. 

A atuação  na Educação teve ainda variadas vertentes, entre a atenção aos projetos pedagógicos, a assistência aos estudantes com deficiência, outro case de sucesso nível Brasil, as obras de infraestrutura, a implementação de práticas para melhoria do aprendizado dos estudantes e o diálogo aberto com os servidores da Pasta. 

Programa Hora Estendida também foi destaque durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Por meio dele, famílias com jornada de trabalho incompatíveis com o encerramento das atividades educacionais puderam deixar seus filhos a mais na escola. Proposta foi pensada de maneira humanizada para atender as demandas dos estudantes. 

No âmbito da infraestrutura, projetos como o “Climatizar é Humanizar” hoje sendo até copiado pelo governo do estado ,  possibilitaram a instalação de ares condicionados em todas as salas de aula. Isto porque as altas temperaturas na maior parte do ano letivo em Cuiabá podem comprometer o aprendizado. A Prefeitura também instalou equipamentos de vídeo monitoramento, entre reformas , reconstruções e construções de unidades , foram mais de 30 unidades  as unidades de ensino . De quebra lançamos um padrão próprio , que foi o CEIC - centro de educação infantil cuiabano , modelo que amplia o número de vagas com 40% de custo menor . 

Mais de 2 mil vagas foram acrescidas na Educação Infantil. 

Escola tempo integral e escola militar municipal , estão lá , implantadas de forma piloto , que já colhe excelentes resultados ; 

Maior concurso da história da educação , mais de 2000 vagas com validade de 2 anos , sim , fizemos . 

IDEB , missão cumprida , aumentamos os índices do que recebemos , sendo segunda etapa acima da média esperada pelo MEC. 

Já na parte pedagógica, Projeto Educando para a Cuiabania, por exemplo, colocou em prática ações focadas na importância do conhecimento da histórica local. Objetivo foi resgatar e valorizar a história, costumes e tradições cuiabanas.

Implantamos de forma histórica e não me canso também de afirmar , outro case de sucesso , foi o kit escolar - uniforme completo , tênis , mochila e material escolar completo “

Implantamos o inédito programa do renomado escritor Augusto Cury , Prograna escola da inteligência , primeira rede escolar pública no País em adquirir material pedagógico desta natureza .

No mesmo sentido, Projeto Bom de Bola, Bom de Escola, programa aprender - PROAC de alfabetização e Projeto de Judô Instituto Reação,  foram fundamentais para assegurar lazer aos estudantes, em paralelo com as atividades acadêmicas.

Enfim, falei acima um pouco apenas de parte  dos programas e projetos que juntamente com valorosa equipe da Sme . 

Classifico a ortodoxa frase de efeitos mais classifico que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro avançou mais de  10 anos anos em 4 anos de gestão, que certamente será superado pela nova equipe que dirige a secretaria de educação de Cuiabá  . 

Fui afastado por uma decisão do Poder judiciário , bem como fui autorizado a ser reconduzido ao cargo por decisão do próprio TJ/MT, agora em dezembro último , porém entendo que cumpri minha missão   na educação pública cuiabana . 

Toda estas conquistas deve-se a excelência e comprometimento dos profissionais que fazem parte da rede municipal de educação de Cuiabá . 

Alex Vieira Passos, Advogado, empresário, Presidente da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e foi ex-secretário de educação de Cuiaba entre 2018 a 2020.
Sitevip Internet