Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CENÁRIO CAÓTICO

Sérgio Ricardo diz que pessoas estão morrendo 'desnecessariamente' em Cuiabá e anuncia boletins para investigar casos

26 Abr 2024 - 06:58

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Sérgio Ricardo diz que pessoas estão morrendo 'desnecessariamente' em Cuiabá e anuncia boletins para investigar casos
Diante do cenário caótico na saúde pública de Cuiabá, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou que o órgão vai emitir boletins diários sobre os números de mortes que estão ocorrendo na capital.


Leia também
Deputado sobrevoa área do Pantanal e diz que destruição é muito mais grave: "cemitério de árvores"


Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (25), ele comentou que tem pessoas que estão morrendo desnecessariamente, o que preocupa diante da situação de calamidade que, segundo o conselheiro, não será algo fácil de ser solucionado e tende a piorar nos próximos meses.

Sérgio explicou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são para internações de até 24 horas, no entanto, os pacientes estão ficando mais de 15 dias no local aguardando leito em outros postos.

“O atendimento diminuiu, o número de consultas diminuiu, o número de cirurgias diminuiu. Vai piorar isso. Em muitos casos, tem gente que vai começar a morrer, o tribunal vai começar a fazer um boletim de óbitos todos os dias com investigação do porquê que estão morrendo”, frisou.

Ele disse que o município não tem condições de solucionar o impasse sozinho e puxou a orelha para que os Governos Estadual e Federal também assumam essa responsabilidade para evitar novas mortes e o estado de calamidade do setor.

“Saúde é responsabilidade dos três entes. Não adianta dizer que isso aqui é responsabilidade minha ou não. A responsabilidade é de quem dirige, de quem gerencia Mato Grosso, então, dizer eu sou municipal, não tem algum doente municipal? Onde é que está escrito? Doente municipal, doente estadual, doente federal? Não tem. Tem pessoas doentes precisando de saúde. Então, todos os entes são responsáveis por cada cidadão, não tem um mais responsável do que o outro quando se trata de vida, de morte, de tratamento, de desespero, de família, de cuidar de gente”, ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet