Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Cuiabá na elite do futebol é a nossa grande oportunidade!

Autor: João Eduardo Sá Costa Moreira Brito

28 Jan 2021 - 08:00


 
Após 35 anos de espera, Mato Grosso volta a ter um time na elite do futebol nacional. O Cuiabá confirmou classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro, feito realizado anteriormente pelo Operário Várzea-Grandense (1986), Mixto (1985) e Dom Bosco (1979).
 
Essa conquista vai além das quatro linhas. É uma oportunidade para que a Capital de Mato Grosso colha os frutos esperados no Legado da Copa 2014, algo não concretizado.
 
Recordo que ainda na véspera da escolha de qual seria a sede do Pantanal, na disputa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, redigi um artigo publicado em 10 de fevereiro de 2009 no Jornal A Gazeta, intitulado Cuiabá e a Copa 2014, demonstrando que Cuiabá apresentava naquele momento melhores condições para ser escolhida, e teria muito a ganhar enquanto Sede, tanto no período do Megaevento quanto no Pós-Copa.
 
Infelizmente, o resultado ficou abaixo do esperado: obras entregues com atraso, outras nem entregues, e com o final do evento alguns empreendimentos ligados ao turismo fecharam as portas, trazendo frustração e deixando um elefante branco construído, a Arena Pantanal.
 
Agora, uma nova perspectiva surge. Para se ter uma idéia, serão 19 oportunidades de visibilidade da mídia nacional, na cobertura dos demais clubes que aqui vierem disputar suas partidas contra o Dourado.
 
Assim, serviços como meios de hospedagem, transporte, alimentos e bebidas, estarão sendo utilizados tanto pelos elencos, quanto pelos jornalistas e equipe técnica responsáveis pelas transmissões, o que pode gerar uma divulgação boca a boca e ainda marketing adequado para uma imagem positiva.
 
Para Cuiabá, capital do Estado com destaque no agronegócio, a possibilidade de um planejamento agregado entre o trade turístico, governo estadual e municipais (integrando as localidades da região metropolitana) pode alavancar o turismo na região, desde que ocorra o diálogo participativo, buscando preços justos a serem praticados, horário de funcionamento dos espaços turísticos não apenas em período comercial (funcionando também aos sábados, domingos e feriados), qualidade na oferta dos atrativos turísticos, bem como qualificação profissional adequada, tanto na Capital quanto em seu entorno (Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, Araguaia).
 
Somos um povo hospitaleiro e acolhedor. Mas é preciso trabalhar essa oportunidade com a qualidade necessária. Aquelas pessoas que nossa Capital visitarem, que possam estender sua permanência, bem como encontrar motivos para retornar, motivos para divulgar o que há de melhor aos seus parentes, amigos e demais potenciais interessados.
 
O Cuiabá Esporte Clube, time-empresa fundado em 2001, fez a sua parte dentro de campo. Agora cabe aos demais segmentos trabalhar em conjunto, com planejamento e gestão, para potencializar essa oportunidade, gerando emprego, renda e visibilidade para nosso Estado. A oportunidade tão esperada com o legado Pós-Copa, finalmente chegou!
 

João Eduardo Sá Costa Moreira Brito é cuiabano, Mestre em Turismo (UnB). E-mail:  joaoeduardobrito@hotmail.com
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet