Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Robocall tormenta nacional

Robocall tormenta nacional
 
Junto com a modernidade, o incansável estresse da tecnologia, que não tem luz no fim do túnel - o possuidor de uma linha telefônica celular no Brasil - não tem nenhum aliado, não tem PAZ. E pasmem! Nem mesmo as nossas autoridades conseguem resolverem tal caos do dia-a-dia, pois também são vítimas.
 
Robocall: O que é isso? Explico: É toda e qualquer ligação automatizada, que é feito por software, um programa de computador, que inclui uma voz de robô ou uma mensagem pré-gravada. E que hoje, acreditem, existem até empresas especializadas que ganham milhões de reais para simplesmente, atormentarem a sua vida, sem respeitar data e hora.
 
A ousadia deles são tantas, que em muitos casos cometem até mesmo crime de falsa identidade, previsto no artigo 307 do Código Penal, pois, as ligações partem de um sistema informatizados e que, mudam de números de origem constantemente, as vezes – UTILIZAM NÚMEROS DE OUTROS USUÁRIOS VÁLIDOS – que sequer sabem disso! O usuário, receptor, ao retornar a ligação recebida e não atendida, achando se tratar de contato importante ou algo assim, é informado pelo outro usuário de que nunca ligou para o seu número.
 
A festança no Brasil é tanta, que vos digo, isso vai piorar, pois é apenas o começo! Há pouco, tais bagunças eram apenas realizadas via e-mails, bastava abrir sua caixa postal, e, tá lá, dezenas de e-mails oferecendo de tudo, até motor de partida para espaçonave de E.T.
 
Nós perdemos a cada dia, a nossa gloriosa privacidade, ora! Se vai navegar em um site para ler uma notícia, é tanta propaganda e cliques que as vezes, nos esquecemos da informação, ou até mesmo, desistimos de tal; Se instalarmos um programa de aplicativo no celular, tá lá, as dezenas de publicidades etc; De fato! Isso é muito chato e irritante, quando não ocorre algo pior, do tipo - instalarmos com os cliques - um vírus ou trojan no nosso equipamento de uso diário, que nos dará um prejuízo ainda maior.
 
Aproveitando o rumo da festança no Brasil, milhares de empresas, BANCOS em principal, viram nessa bagunça uma forma de "angariar" sua clientela. No caso dos bancos, esses que nunca ajudam a ninguém, atormentam a todos, oferecendo empréstimos, serviços, cobrando faturas vencidas etc,. Os bancos querem vencerem/convencerem os seus clientes, pelo estresse mental e diário, ou seja, se comprar, adquirir ou pagar: Nós paramos de lhe atormentar. E acreditem, não adianta comprar, adquirir ou pagar, pois daqui a pouco vem outro concorrente lhe oferecendo algo similar, e assim vai.
 
Aliados, será que temos? Vejamos:
- Processo Judicial e o Código de Defesa do Consumidor, pode até tentar, se tiver êxito ótimo, se não, mero aborrecimento e perca de tempo, e se recorrer, ainda corre risco de pagar as custas processuais.
- Anatel ou Bacen, sendo que a primeira é a Agência Nacional de Telecomunicações e o segundo o Banco Central do Brasil, ambos responsáveis respectivamente pela fiscalização e prestação de serviços de telefonia e serviços bancários. Se quiser, pode até tentar na Ouvidoria desses órgãos, fazer a sua reclamação ou lamentação, se vai resolver, não sei, mas, não custa nada tentar, afinal, eles foram criados para isso;
- Instalar um programa no aparelho para coibir, ajuda, mas não resolve, além de que, teremos os excessos de publicidade como já relatado. É como se tivéssemos que adquirir um problema, para tentar resolver outro, e que ainda pode nos trazer um problema maior, vírus ou trojans, vai arriscar?;
- Modo avião, ou deixar o aparelho no silencioso, será que resolve. Mas, e as ligações desejadas, como ficam? Não resolve;
- Trocar de número, complicado essa opção e suas consequências, e pasmem, já já, vão descobrirem o seu número e tudo começa novamente. Não sei como "eles conseguem isso tão rapidamente no Brasil", parece-me compartilhares seus dados de forma "proposital".
 
Ora! Pagamos tão caro por um aparelho moderno, pagamos caro por plano de telefonia, e o que ganhamos? Tormenta mental.
 
Por fim.
Infelizmente, se você não sabe dançar para participar da festança, não importa, basta apenas ter uma linha telefônica ativa que já está automaticamente convidado. E tem que aprender a dançar conforme a música viu.
 
 
 
 
Elvis Crey Arruda de Oliveira – Advogado e Analista de Sistemas em Cuiabá – www.elviscrey.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet