Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Colunas

Viajar, comprar e passar a perna na Hermès: Como Entrei na Lista Negra da Hermès

Osmar Cabral Jr

Por mais alma nerd que eu tenha, como toda garota tenho um lado apaixonado pelo universo da moda. Como profissão, acabei vertendo para o lado de livros, filmes, seriados e etc, mas isso não significa que eu não possa juntar cultura + moda.

O livro Como Entrei na Lista Negra da Hermès, de Michael Tonello, é bem essa mistura. Ele conta a história real do autor, um maquiador americano que se apaixonou por Barcelona e largou os EUA para viver na Europa. Foi tendo um emprego em vista, mas em menos de uma semana deu tudo errado e ele ficou desempregado em um país onde ele não falava a língua, não tinha amigos, haviaassinado um contrato de aluguel de cinco anos e sem nenhuma perspectiva de dinheiro.
Desesperado, Michael começou a vender alguns pertences no eBay, inclusive um lenço da luxuosa e exclusiva marca Hermès. Com isso, ele descobriu o fabuloso mundo da Hermès e das mulheres ricas em todo lugar que pagam milhares de dólares sem dó nem piedade por qualquer coisa que tenha o símbolo H e as embalagens laranja. Mas, melhor ainda, ele encontrou o caminho curto, uma fórmula, como ele diz, para comprar as famigeradas Birkins, as itbags, queridinhas do mundo fashion, que custam, as mais baratas, em torno de nove mil dólares e tem filas de espera de mais de dois anos para poder comprar.

A Birkin é algo como a Ferrari: não basta você ter dinheiro para pagar, você tem que merecer, ter a classe necessária e a loja só vende para quem ela quiser.

O autor conta como passou a viajar o mundo todo atrás das Birkins e como enganou a grande corporação Hermès. Depois de um tempo, ele diz que não fazia pelo dinheiro, fazia pela pirraça e satisfação de passar a perna na companhia.

Como Entrei na Lista Negra da Hermès é uma leitura despretensiosa, divertida e ótima para feriado prolongados e dias preguiçosos na praia ou em uma rede. A linguagem é fácil e parece que Michael Tonello sentou com você em um sofá e está te contando pessoalmente tudo o que fez na louca corrida atrás das Birkins. Você fica com vontade de que ele seja o seu melhor amigo e te leve junto para passear pelos mais variados países comprando bolsas. Viagem e compras, quer algo mais divertido?

Recomendo.

Teca Machado

*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com


Comentários no Facebook

Sitevip Internet