Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Colunas

Os novos rumos da coluna: fase germânica

Stéfanie Medeiros

O texto da coluna de hoje será um pouco diferente daqueles das últimas semanas. Como alguns já sabem, fui mandado pela USP durante esta semana para Heidelberg, na Alemanha, e aqui ficarei até abril do ano que vem estudando na Universidade de Heidelberg.

Portanto, a partir da semana que vem – e até abril – começarei a falar mais sobre a lírica e a prosa alemãs: sobre os antigos monstros sagrados germânicos – Walther von der Vogelweide, depois Goethe e Schiller – ainda depois passarei pelo século XIX, pelo século XX (alguns dos maiores nomes da lírica de todos os tempos e de todas as línguas são poetas modernos de língua alemã), e por fim comentarei algo sobre os poetas e prosadores de língua alemã hoje – não necessariamente nesta ordem cronológica.

É claro que, como o leitor atento já percebeu, há na lista que fiz acima décadas, séculos de lacunas de escritores sobre os quais não falarei. A resposta pode ser dada em duas partes: primeiro, não terei espaço suficiente para falar de outros escritores, creio eu, e por isso passarei apenas pelos canônicos; segundo, eu não poderia, nem se quisesse, me aprofundar tanto assim em algumas épocas da literatura em alemão por simples falta minha de conhecimento.

Assim, o leitor da coluna deve se preparar para encontrar nestas páginas linhas e linhas sobre literatura em língua alemã (digo “em língua alemã” porque a literatura nesta língua não se restringe à Alemanha: há literatura na citada língua sendo feita na Áustria, na Suíça, na Bélgica e em dezenas de outros países, é claro).

Bom, tudo isso explicado, me despeço dos leitores até semana que vem, quando começaremos a nova etapa da coluna.

*A coluna Rubrica, publicada todas as segundas no Olhar Conceito, é assinada por Matheus Jacob Barreto. Matheus nasceu na cidade de Cuiabá/MT. Foi um dos vencedores das competições nacionais “III Prêmio Literário Canon de Poesia 2010” e “III Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos do Livro de 2013”. Teve seus poemas vencedores publicados em antologias dos respectivos prêmios. Em outubro de 2012 participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Estuda na Universidade de São Paulo e mora na capital paulista. Escreveu o livro “É” (Editora Scortecci, 2013).

Comentários no Facebook

Sitevip Internet