Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Brasil

tagabismo

Cai percentual de fumantes em Cuiabá, mas passivos ainda são 13%, revela Ministério

Foto: Reprodução / USP

Percentual de cuiabanas fumantes caiu de 8% para 6% em seis anos

Percentual de cuiabanas fumantes caiu de 8% para 6% em seis anos

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que o número de fumantes em Cuiabá caiu 27% em 2012. De acordo com o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), uma espécie de call center da Saúde, os fumantes na capital passaram de 15%, em 2006, para 11%, em 2012.


O levantamento revela ainda que em Cuiabá a frequência de fumantes passivos no domicílio é de 13%, sendo 12% em homens e 13% em mulheres. Além disso, a frequência entre pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia na capital é de 4%: 5% homens e 2% mulheres.

Leia mais:
Ministério lança hoje campanha contra tabagismo em Cuiabá
SMS e Escola Adventista promovem Caminhada de Alerta no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

A pesquisa revelou, ainda, que os homens continuam fumando mais. Em 2006, o índice era de 19%, passando para 14%, no ano passado. Já entre as mulheres, esse dado era de 8%, em 2006, reduzindo para 6%, em 2012. Segundo o levantamento feito pelo Ministério, a parcela da população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos.

Porto Alegre (RS) tem a maior concentração de adultos tabagistas, com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante. Em Cuiabá, a frequência de adultos fumantes é de 11%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet