Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Brasil

direito à informação

Sindicato propõe novo protocolo de segurança a jornalistas durante manifestações populares

Foto: Max Aguiar - OD

Violência contra jornalistas em Cuiabá e em todo o Brasil

Violência contra jornalistas em Cuiabá e em todo o Brasil

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) promove nesta terça-feira (17), em Brasília, o debate "Violência contra os jornalistas na cobertura das manifestações". O objetivo é ouvir relatos de repórteres, cinegrafistas e repórteres fotográficos que trabalharam na cobertura das manifestações de 7 de Setembro e receber sugestões para o protocolo de segurança que será proposto ao GDF e às empresas para assegurar a integridade física dos profissionais em situações de risco. O evento será no auditório da entidade, às 19h (horário local).


Leia mais:
Em todo o Brasil 52 jornalistas foram agredidos durante os dias de manifestações
Jornalistas são roubados e fotógrafo leva pedrada em protesto contra violência e corrupção

A diretoria do Sindicato protocolou na semana passada um pedido no Ministério Público e do DF e Territórios solicitando apuração dos abusos cometidos pela Polícia Militar contra profissionais de imprensa nos protestos durante desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios.

A entidade reuniu um dossiê baseado em denúncias feitas por jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos de vários veículos (agências de notícias, portais e jornais) que foram vítimas da violência da PM.

O mesmo pedido será feito à Corregedoria da Polícia Militar. Uma comitiva de diretores vai aos dois órgãos para apresentar os pedidos. A entidade encaminhou ofício à Secretaria de Segurança Pública do DF pedindo a relação de todos os policiais que trabalharam na operação durante o último feriado.

Dois jornalistas foram roubados durante a manifestação em protesto contra a corrupção e a violência que tomou as ruas de Cuiabá em junho. Um repórter fotográfico foi atingido por uma pedra atirada contra o vidro do Memorial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No Rio de Janeiro, um fotógrafo do G1 foi alvejado com tiro de bala de borracha na testa. EM Brasília, uma fotógrafa foi atingida por spray de pimenta nos olhos no dia 7 de Setembro e precisou de cuidados médicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet