Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política BR

cpi do governo

“Falar em conexão entre metrô e Petrobrás é entender que somos retardados”, dispara Taques

Foto: Reprodução

Taques aguarda liminar do Supremo sobre mandado de segurança para abrir CPI da Petrobrás

Taques aguarda liminar do Supremo sobre mandado de segurança para abrir CPI da Petrobrás

Com maioria governista, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (9.4) o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável à abertura de uma CPI ampliada da Petrobras. Com a manobra, a CPI também pretende investigar denúncias de cartel no metrô de São Paulo e de irregularidades nas obras do Porto de Suape e da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, suspeitas estas atribuídas a governos administrados por PSDB e PSB.


O senador Pedro Taques (PDT) manifestou-se contra a manobra do governo de incluir outros temas além da Petrobrás. Segundo ele, não há conexão entre as denúncias de cartel no metrô e as de irregularidades na Petrobras.

Leia mais
CPI da Petrobrás põe Pedro Taques como um dos principais líderes da oposição contra governo Dilma
Governo cria CPI "genérica" e Taques aciona Supremo pela prerrogativa da minoria de investigar Petrobrás

"Falar que existe conexão entre metrô de São Paulo, metrô de Belo Horizonte e Petrobras é entender que nós todos somos retardados. Se nós demonstrarmos que o metrô de São Paulo e o de Belo Horizonte levaram petróleo para Pasadena, lá nos Estados Unidos, aí sim nós teremos a conexão entre esses fatos", ironizou o senador. A compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras é um dos itens que a oposição quer investigar.

Na última terça-feira (8.4), Taques e um grupo de senadores de oposição protocolaram um mandado de segurança para garantir a instalação de CPI exclusiva para investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás, além de outras irregularidades concernentes à estatal.

“O metrô precisa ser investigado, sim. A Petrobras também precisa ser investigada. Mas, uma coisa não pode ser misturada com outra. Com todo respeito, o regimento interno desta Casa está inviabilizando o que manda a Constituição da República. Viemos ao STF pedir que se cumpra a Constituição, que o direito das minorias de investigar seja assegurado”, afirmou Pedro Taques.

A oposição aguarda liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo, ao mandado de segurança que questiona a inclusão de outros temas nas investigações. A proposta de incluir o metrô e Suape foi alvo de questionamentos por parte dos senadores que se opõem a cada uma delas.

Estiveram no Supremo os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), José Agripino (DEM-RN), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Taques (PDT-MT) Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), além dos deputados Domingos Sávio (PSDB-MG), Mendonça Filho (DEM-PE), Paulinho Pereira (Solidariedade-SP) e outros.

Negócios da Petrobras já são alvos de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal e Ministério Público. Clique aqui para entender as principais denúncias envolvendo a Petrobras.

Em relação ao metrô de São Paulo, as investigações começaram a partir de um acordo de leniência (ajuda nas investigações) feito em 2013 entre umas das empresas acusadas de participar do suposto cartel, a Siemens, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão ligado ao Ministério da Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet