Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

FOGO NA AMAZÔNIA

Parque Cristalino já perdeu 5 mil hectares com incêndios florestais em um mês

Parque Cristalino já perdeu 5 mil hectares com incêndios florestais em um mês
O Parque Estadual Cristalino I e II no norte de Mato Grosso já perdeu 5.080 hectares desde o dia 13 de agosto por conta dos incêndios florestais que atingem a Amazônia Legal. Os dados são do projeto Observatório Socioambiental de Mato Grosso (ObservaMT) que analisaram os dados ate esse domingo dia 11 de setembro. Ao todo os parques possuem 184.900 hectares e estão localizados entre os municípios mato-grossenses, de Alta Floresta e Novo Mundo, divisa entre Mato Grosso e Pará.


Leia Mais:
Novos incêndios são registrados no Parque Cristalino II, sul da Amazônia; veja vídeo

De acordo com o Observatório, foi criada uma Brigada de Combate ao Fogo, iniciativa de propriedades privadas para combater os incêndios no parque. "Estamos tentando salvar o parque Cristalino e as propriedades rurais no entorno, mas não temos brigadistas e equipamentos adequados, como, por exemplo, aeronaves. Aguardamos reforços do Governo de Mato Grosso", disse a coordenadora da Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação (Rede Pró-UC), Ângela Kuczach.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que realiza o combate ao fogo no Parque Estadual Cristalino II desde sexta-feira (9). Nesta segunda-feira (12), as ações foram reforçadas com o envio de mais equipes. As ações no local são monitoradas via satélite pela Sala de Situação Descentralizada de Alta Floresta e pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, que orientam as equipes em campo.

O Parque Cristalino I e II é uma das unidades de conservação mais importantes da Amazônia, com 600 espécies de aves registradas, das 850 existentes em toda a Amazônia brasileira. Dessas 600 espécies, 25 delas estão oficialmente ameaçadas de extinção. Outra espécie única no mundo é o macaco-aranha-de-cara branca (Ateles marginathus), símbolo do parque.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -- INPE, foram registrados 112.749 focos de calor no Brasil entre os dias 1 de julho até o dia 9 de setembro, 60% deles, na Amazônia.

Mato Grosso responde por 30% das queimadas na Amazônia Legal. Conforme dados coletados pela plataforma Global Fire Emission Data Base (GFED/NASA), de 1 janeiro de 2022 até o dia 7 de agosto, foram queimados 3,7 milhões de hectares, sendo 1,9 milhões de hectares queimados no período proibitivo (1 de julho a 30 de outubro). 

Segundo o ObservatorioMT, a região norte de Mato Grosso, no Arco do Desmatamento, é alvo de grilagem de terras públicas e invasão de unidades de conservação e territórios indígenas. A área do Parque Estadual Cristalino I e II pertencia à União e foi doada ao Governo de Mato Grosso quando o parque foi criado a partir de 2000 e 2001, respectivamente.

Tudo começou há um mês, depois do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) anunciar decisão judicial favorável a uma empresa agropecuária reivindica a extinção do Parque Cristalino II, com 118 mil hectares. A consultora jurídica e de articulação do Observa-MT, Edilene Amaral, explicou que o Ministério Público de Mato Grosso conseguiu reverter em parte a ação que deve ter ainda uma decisão final junto aos órgãos superiores de justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet