Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Política MT

intenções de voto

Três candidatos lideram primeira pesquisa Ibope feita em todo o Estado para o Senado; veja números

04 Nov 2020 - 10:13

da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Três candidatos lideram primeira pesquisa Ibope feita em todo o Estado para o Senado; veja números
O instituto de pesquisa e análise Fecomércio –MT divulgou nesta quarta-feira (4) a primeira pesquisa Ibope das intenções de voto nas eleições suplementares em Mato Grosso para o Senado Federal. A eleição acontece no próximo dia 15 de novembro.


Leia também:
Vaga do Senado deixada por Selma será disputada por onze candidatos; conheça

Dos onze candidatos lançados nas convenções há apenas uma mulher, dois estreantes em eleições, assim como dois deputados estaduais, um deputado federal, um ex-governador e o senador interino Carlos Fávaro (PSD), que ocupa a vaga até um senador ser eleito e empossado. O vencedor irá assumir o posto deixado pela ex-juíza Selma Arruda (PODE), que foi cassada após vencer o pleito em 2018. Veja os resultados do Ibope em intenções de voto:

Estimulada

Carlos Fávaro (PSD) -13%
Nilson Leitão (PSDB) - 13%
Pedro Taques (SD) - 13%
Procurador Mauro (PSOL) - 9%
Coronel Fernanda (PATRI) - 8%
José Medeiros (PODE) - 7%
Sargento Eliseu (DC) - 5%
Valdir Barranco (PT) - 4%
Euclides Ribeiro (Avante) - 2% 
Reinaldo Morais (PSC) - 1%
Feliciano Azuaga (Novo) - 0%
Branco / Nulo - 9%
Não sabe / não respondeu - 15%

Estimulada - Votos válidos (sem contar brancos e nulos):

Carlos Fávaro (PSD) -18%
Pedro Taques (SD) - 18%
Nilson Leitão (PSDB) - 17%
Procurador Mauro (PSOL) - 12%
Coronel Fernanda (PATRI) - 11%
José Medeiros (PODE) - 9%
Sargento Eliseu (DC) - 6%
Valdir Barranco (PT) - 6%
Euclides Ribeiro (Avante) - 2% 
Reinaldo Morais (PSC) - 1%
Feliciano Azuaga (Novo) - 0%

Espontânea - Quando não é apresentado o nome do candidato:

Carlos Fávaro (PSD) -6%
Nilson Leitão (PSDB) - 5%
Pedro Taques (SD) - 4%
Procurador Mauro (PSOL) - 4%
José Medeiros (PODE) - 4%
Coronel Fernanda (PATRI) - 3%
Valdir Barranco (PT) - 3%
Sargento Eliseu (DC) - 2%
Outros - 2%
Branco / Nulo - 11%
Não sabe / não respondeu - 56%

O cientista político João Edson analisou a pesquisa: "Existe uma eleição ainda por acontecer. Temos uma eleição daqui a dez dias, quando vai para a espontânea mais de 56% de pessoas não decidiram, e mesmo as decisões se mostraram bastante frágeis. Significa que as eleições municipais e as eleições do Senado juntas não adquiriram coesão. O interesse individual da eleição municipal está sendo infinitamente mais alta do que a do Senador. Então todos os senadores estão vulneráveis. Se nós considerarmos que muitas pessoas que respondem a pesquisa podem não votar por estar com febre, com dor, a possibilidade de termos um senador que não apareça nesse dado momento nos primeiros lugares é real", afirmou. 

João ainda afirmou que o grau de desinformação nas grandes cidades é maior do que as pequenas cidades. Ou seja, nestes locais, muitos eleitores não sabem que haverá eleição também para senador. "O voto de Senador é majoritário, e como é uma eleição extemporânea e solteira, é como se estivesse falando de uma eleição de governador.  Imagina uma eleição de governador nessa altura, em que o maior índice de intenções é de 13%! Infinitamente baixo", disse. Para o analista, 'grandes possibilidades', neste tipo de eleição, seria em torno de 30%. 

A pesquisa foi realizada seguindo os princípios do IBGE. "É uma eleição nova, uma situação nova, uma situação completamente diferente. Apesar de ter uma pesqisa, apesar de ter os dados (...) a gente não sabe como vai se comportar um município qe tem 3 ou 4 mil eleitores, e o prefeito atinge índices de 60, 70%. (...) O que a gente tem assistido é que os prefeitos apoiam todos os senadores", disse. 

Ainda segundo o analista político, o maior grau de indecisos desta pesquisa está entre 21 e 29 anos de idade, e entre 16 e 21 não há muita indecisão. "Tem uma coisa fundamental em política, que as pessoas não levam em consideração: linguagem (...). A linguagem política está velha, ela está falando com pessoas de 50 anos para frente. Mesmo os jovens candidatos", completou. 

Pesquisa
 
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de outubro e 04 de novembro de 2020, e entrevistou 812 pessoas. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a inscrição: MT-08527/2018. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.  A realização é do Ibope Inteligência Pesquisa E Consultoria Ltda, contratado pela Federacao Do Comércio De Bens, Servicos E Turismo Do Estado De Mato Grosso (Fecomércio-MT) .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet