Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Agronegócios

regras

Empresas avícolas ganharão novas normas

As regras de certificação sanitária dos estabelecimentos avícolas comerciais para salmoneloses (Salmonella Gallinarum, Salmonella Pullorum, Salmonella Enteritidis...

As regras de certificação sanitária dos estabelecimentos avícolas comerciais para salmoneloses (Salmonella Gallinarum, Salmonella Pullorum, Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium) e micoplasmoses aviárias (Mycoplasma gallisepticum, Mycoplasma synoviae e Mycoplasma melleagridis) serão atualizadas. O projeto de Instrução Normativa que aprova a norma técnica com as mudanças no processo entrou em consulta pública nesta sexta-feira (18), pelo prazo de 60 dias.


O texto atualiza as Instruções Normativas 44, de 2001, e 78, de 2003. “Os procedimentos da certificação sanitária de granjas e núcleos avícolas comerciais e de reprodução para os dois agentes é muito semelhante, por isso fizemos a reedição das normas em uma só”, explica a coordenadora de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Regina D’Arce.

As micoplasmoses e salmoneloses são agentes de doença que provocam enfermidades em aves, sendo que as salmonelas podem causar infecções também em humanos e representam desafios constantes para a avicultura mundial. Daí a importância da certificação de estabelecimentos avícolas quanto à ausência dessas substâncias, o que contribui para a qualidade dos produtos alimentícios elaborados. “As empresas devem garantir que aves e ração que entram na propriedade sejam isentos desses microrganismos, bem como melhorar os procedimentos de biossegurança das granjas”, observa D’Arce.

A coordenadora ressalta, ainda, que a proposta da nova legislação foi levantada por técnicos do Serviço Veterinário Oficial que trabalham em campo, com solicitações do setor produtivo. “Foram incluídas outras técnicas de diagnóstico, hoje disponíveis, e atualizamos os procedimentos necessários para a avaliação dos estabelecimentos, incluindo também granjas de aves de corte e de postura”, explica.

O Mapa espera receber sugestões que auxiliem o entendimento e aplicação da legislação. A proposta de Instrução Normativa pode ser acessada no endereço eletrônico do Mapa: www.agricultura.gov.br no link Legislação, submenu Portarias em Consulta Pública. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail pnsa@agricultura.gov.br ou para o endereço: Ministério da Agricultura – Mapa/SDA/DSA/CSA - Bloco D - Anexo B - Sala 333 - CEP 70.043-900.

Doenças - Para as aves, as salmoneloses podem causar desde quadros de inflamação intestinal até mortalidade das aves, dependendo do sorotipo acometido (por exemplo: Enteritidis, Pullorum). Alguns tipos podem atacar o homem, causando toxi-infecções alimentares. Por outro lado, as micoplasmoses aviárias não são zoonoses, mas causam enfermidades respiratórias, articulares, e aumentam suscetibilidade das aves a outras doenças
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet