Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Agronegócios

Sustentabilidade será o tema do último painel do Congresso Internacional da Carne

Desde que iniciou o Congresso Internacional da Carne, em Campo Gande, MS, congressistas tiveram a oportunidade de visitar a Embrapa Gado de Corte e conhecer os trabalhos de pesquisas realizados pela instituição, além de assistir a cerca de 30 palestras e discussões sobre agronegócio. Nesta tarde, o último painel que finalizará o evento será sobre sustentabilidade com palestras a serem apresentadas a partir das 15h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, local onde o evento está sendo realizado desde a quarta-feira, dia 8 de junho.




As apresentações incluem temas como: a emissão de gases do efeito estufa no setor pecuário e sustentabilidade da produção de bovinos; perspectivas para a pecuária nacional quanto ao impacto na emissão de gases de efeito estufa; o impacto do amento de produtividade de pastagens nas mudanças dos estoques de carbono no solo e, logo após as três palestras, haverá a realização de uma mesa redonda para discutir os temas apresentados.

A mediação dos trabalhos será feita pelo pesquisador da Embrapa Manuel Claudio Motta Macedo, profissional com mais de 30 anos de experiência na área agronômica que vai selecionar os pontos mais importantes de cada fala, aspectos conflitantes e moderar o debate para esclarecimentos.



Embrapa apresenta estudos da emissão de gases causadores do efeito estufa



Um dos pontos importantes a serem levantados na palestra a respeito de impactos na emissão de gases de efeito estufa, pelo pesquisador da Embrapa Segundo Urquiaga, será, por exemplo, que a perda de nitrogênio na emissão de gases de efeito estufa oriunda do óxido nitroso é menor nas regiões tropicais cerca de 10 vezes se comparada com as regiões temperadas, o que favorece a pecuária nacional.



Outro trabalho a ser mostrado na palestra do painel seis pelo pesquisador da Embrapa, Robert Michael Boddey, será a capacidade de sequestro de carbono pelas pastagens demonstrando que pastos bem manejados podem ter um estoque de carbono superior aos solos sob vegetação dos cerrados.



O efeito estufa é gerado pela derrubada e queima de florestas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e as chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. O que também gera o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, como os resultantes da queima de combustíveis fósseis, do óleo diesel e da gasolina. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados na atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. A camada de poluentes funciona como um isolante térmico do planeta Terra causando graves problemas.

Para o pesquisador Manuel Macedo “dizer que a pecuária é um grande emissor desses gases é contestável”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet