Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Pecuaristas de Vila Rica continuam o bloqueio

Mais de 200 pecuaristas continuam acampados em frente a unidade do frigorífico Quatro Marcos no município de Vila Rica, para tentar negociar com diretores da empresa, uma dívida de mais de R$ 12 milhões com 135 pecuaristas da região.


“Muitos pecuaristas estão totalmente falidos, desesperados, pois venderam seu gado em agosto, dezembro, e até hoje não receberam”, disse o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Ivan Augusto Pelissari. Ele disse que já estão negociando com os diretores do Quatro Marcos e que “ambos estão com a mesma vontade de resolver o problema”. Porém, segundo Pelissari, “eles alegam que precisam voltar ao trabalho para pagar os pecuaristas, mas nos também perguntamos a eles porque não pagaram o gado comprado no ano passado, já que continuaram abatendo? Por isso o impasse continua, e o frigorífico ficou de apresentar uma proposta na próxima quinta-feira (9) e se ela for fundamentada, documentada, vamos conversar”.

Vila Rica fica a 1.300 quilômetros de Cuiabá e o movimento começou no domingo, dia 3. O protesto continua pacífico e o bloqueio é para caminhões de bois, sendo que os demais veículos estão liberados. O bloqueio por tempo indeterminado impedindo a entrada de gado em pé e a saída de carne das câmaras frias, até que os acertos sejam feitos pela empresa.

O presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, disse que conversou hoje (7) pela manhã com o presidente da Acrimat, Mário Candia e “ele falou do apoio ao nosso protesto e colocou o departamento jurídico a nossa disposição”. O assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia, disse que “a Associação dos criadores esta fazendo uma análise minuciosa sobre o Plano de Recuperação Judicial apresentada pelo Quatro Marcos, para saber de sua viabilidade. Todo processo esta sendo acompanhado.”

O assessor jurídico, alerta, que os credores do Quatro Marcos tem até o dia 16 de abril para contestar ou aceitar o Plano Recuperação Judicial sugerido pelo Frigorífico Quatro Marcos à Justiça. “Esta é uma data que o pecuarista deve ficar atento, pois ele precisa estudar bem as propostas feitas pelo frigorífico para saber se concorda com o que foi proposto”.

As reivindicações dos pecuaristas com o bloqueio de abates no frigorífico Quatro Marcos são o pagamento imediato dos créditos em atraso; respeito aos direitos dos produtores; pagamento de um preço justo e na data aprazada; implantação da balança do produtor (FAMATO); vendas a prazo (30 dias) somente com garantia bancária ou dentro do limite do frigorífico; diminuir a diferença do preço aplicado aqui e com os dos grandes centros; mudança na proposta de pagamento apresentada na recuperação judicial; pagamento de um frete mais justo às transportadoras e pagamento em dia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet