Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

PRECAUÇÃO

Programa Aplique Bem ensina produtores de MT a utilizar defensivos agrícolas

Treinamento correto pode representar redução de até 90% nos riscos de contaminação e prejuízos à saúde humana, além de contribuir economicamente com o produtor


O Programa Aplique Bem, serviço itinerante que auxilia os produtores rurais a utilizar corretamente defensivos agrícolas, equipamentos de proteção individual (EPIs) e a regular equipamentos de pulverização estará entre os dias 14 e 24 de abril, nas cidades de Alto Taquari, Serra da Petrovina, Itiquira, Campo Verde e Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso.

O objetivo do Programa, uma parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), é contribuir com o risco zero de contaminação de alimentos por defensivos agrícolas, evitar danos ambientais e reduzir custos sociais. Entre os sete dias de treinamento, 140 proprietários rurais da região receberão a visita dos técnicos do IAC e informações sobre a utilização correta de defensivos agrícolas, equipamentos de proteção individual e regulagem de equipamentos de pulverização além, da conscientização sobre resultados econômicos e ambientais do uso racional de defensivos.

Segundo Hamilton Ramos, Diretor Científico do IAC, um bom equipamento, regulado adequadamente, e um operador habilitado são fundamentais para que os procedimentos de aplicação de defensivos sejam realizados de maneira correta. “Fazemos um levantamento de dados regionais, assim, identificamos as reais necessidades do local. Quando descobrimos as falhas, realizamos um estudo junto aos produtores rurais para desenvolver técnicas mais eficazes e seguras”, afirma.

Estima-se que o treinamento correto desses trabalhadores, represente uma redução de 90% nos riscos de contaminação e prejuízos à saúde humana, além de colaborar economicamente com o produtor. Para Líria Hosoe, Coordenadora de Stewardship e Registro da Arysta LifeScience, a região possui grande concentração de agricultores altamente capacitados, que com o programa poderão adquirir os benefícios de uma assistência técnica diferenciada para o processo de aplicação. “Até agora, houve grande manifestação por parte da população rural atendida que passou realmente a utilizar os defensivos agrícolas de maneira correta e a compreender a importância do uso de equipamentos de segurança. Por isso, esta é a segunda vez que o Aplique Bem visita o Estado”, finaliza.

O Programa Aplique Bem percorre todo o país com um laboratório móvel há cerca de dois anos e visa disseminar informações e demonstrar as tecnologias de aplicação de defensivos disponíveis, além de promover regulagem de máquinas, manejo e descarte correto de embalagens. O Tech Móvel já visitou cerca de 250 propriedades e treinou mais de cinco mil produtores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Nos dias 14, 15, 16, 17, o Programa contará com a parceria da Consultoria Guerra. Já nos dias 22, 23 e 24 de abril, será a vez da Consultoria Ceres, especializada no desenvolvimento do agronegócio.

Sobre a Arysta LifeScience

Sediada em Tóquio, no Japão, a Arysta LifeScience é a maior empresa privada do mundo, no mercado de proteção de plantas e ciências da vida, com faturamento global de US$1,3 bilhões, em 2008, sendo cerca de US$ 330 milhões somente na Unidade de Negócios América do Sul. Presente em mais de 125 países em todo o mundo, a Arysta LifeScience é especializada no marketing e distribuição de renomadas marcas de defensivos agrícolas e produtos de ciências da vida para atender às necessidades de parceiros mundialmente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet