Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Agronegócios

técnicas

Pecuaristas aproveitam dia de campo e trocam experiências

Mais de 300 pessoas participaram do Dia de Campo Famato/Senar-MT realizado nesta sexta-feira (17), na fazenda Anna Sophia, a 50 km de Cuiabá. Produtores rurais, estudantes, professores, zootecnistas, agrônomos e médicos veterinários conheceram técnicas e viram casos concretos de como produzir mais em apenas um hectare – tema central do evento.


“Temos que otimizar nossa produção para garantir a produção de alimentos sustentáveis para as gerações futuras. Todos que participaram deste Dia de Campo têm a missão de multiplicar o que aprenderam aqui hoje. O Sistema Famato/Senar defende o uso sustentável dos recursos naturais e neste evento cumprimos nosso papel ao mostrar um exemplo bem-sucedido de produção pecuária que alia produção de alimentos e preservação ao meio ambiente”, avaliou Rui Prado, presidente do Sistema Famato/Senar.

Durante o evento foram realizadas três palestras que abordaram tecnologias para intensificar a produção pecuária: adubação de pastagem, boi de ciclo curto e sistema silvipastoril. Para o proprietário da estância Anna Sophia, Arno Schneider, o evento superou as expectativas: “As palestras foram bem fundamentadas e o público teve a oportunidade de conhecer o trabalho que eu desenvolvo aqui na minha propriedade”, afirmou Schneider que há quinze adota o sistema silvipastoril – técnica que combina plantio de árvores com produção de pastagem e criação de gado numa mesma área. Schneider introduziu o plantio de teca em 150 hectares na propriedade. Além de proporcionar sombreamento para o gado, gerando um ambiente de qualidade para o pastoreio dos animais, a madeira da teca serve como “poupança” para o futuro, por ser valorizada nos mercados nacional e internacional.

As palestras sobre adubação de pastagem e boi de ciclo curto (tecnica para aumentar o desempenho do animal para acelerar o abate) também chamaram a atenção dos participantes. O palestrante e zootecnista pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar expôs os resultados de seus mais de 20 anos de pesquisa e consultoria em propriedades rurais espalhadas pelo Brasil. Segundo ele, a adubação de pastagem é essencial para garantir o bom rendimento do rebanho. Um dos segredos para os pecuaristas terem bons resultados com essa tecnologia é escolher a melhor área da propriedade para começar a correção e adubação. “Corrigir a melhor área da propriedade é o ideal, pois o produtor garante resposta mais rápida e gasta menos. Só depois ele deve fazer a adubação nas demais áreas da propriedade”. Adilson destacou também alguns dos principais fatores que levarão os pecuaristas a intensificar os sistemas de produção, como aumento da demanda por alimentos no mundo e o aproveitamento de pastagens para implantação de outras culturas.

Pela primeira vez o pecuarista Joaquim Marinho de Carvalho participou de um dia de campo. À convite do filho, o médico veterinário Marcos Coelho de Carvalho, Joaquim ficou sabendo do Dia de Campo da Famato/Senar-MT e se deslocou do município de Reserva do Cabaçal, onde está sua propriedade, para participar do evento. “Na nossa região quase não tem eventos como este. Para mim foi uma experiência muito boa e eu pretendo adotar algumas das práticas que foram apresentadas aqui”.

A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Sua estrutura organizacional também inclui o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso). Esse conjunto de entidades forma o Sistema Famato. As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet