Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

tec

Ramalho admite discussão sobre isenção da TEC para trigo

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, disse ontem que a menor oferta de trigo na Argentina este ano pode levar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a discutir a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação do cereal de outros países.

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, disse ontem que a menor oferta de trigo na Argentina este ano pode levar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a discutir a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação do cereal de outros países.

 
Segundo ele, tudo depende de um levantamento que o governo argentino está fazendo para saber qual é o volume ainda disponível de trigo para exportação. Os últimos registros para vendas externas do grão foram liberados em fevereiro e já foram todos tomados. "Existe uma preocupação em relação à quantidade de trigo que a Argentina poderá exportar este ano e o governo do país vai nos dar informações mais precisas futuramente", disse Ramalho após reunir-se, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com o secretário de Indústria da Argentina, Fernando Fraguío.

"Se a Argentina, como já estou prevendo, de fato não conseguir atender à demanda brasileira de trigo, muito provavelmente a Camex voltará a examinar a possibilidade de isentar a TEC (de 10%) para importação também neste ano", disse o secretário. Em 2008, com as restrições do governo argentino às exportações do cereal, a indústria nacional apontou risco de desabastecimento. Preocupado com o impacto dos preços do trigo na inflação, o governo brasileiro isentou a TEC para a importação de um volume de até 2 milhões de toneladas do Canadá e dos Estados Unidos. Neste ano, a Argentina exportou menos porque produziu menos trigo. A safra caiu pela metade por conta da maior seca dos últimos 100 anos, segundo Fraguío
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet