Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Notícias | Agronegócios

DESABAFO

Homero critica política agrícola e defende agricultura “como um todo”

O deputado Homero Pereira (PR/MT) questionou o modelo agrícola adotado pelo governo brasileiro que diferencia o agricultor familiar do empreendedor rural. Ao questionar os baixos valores destinados pelo Plano Safra 2011/2012 à agricultura familiar, o parlamentar diz que o Brasil precisa repensar a sua política agrícola.


Ao participar de audiência pública na Câmara Federal nesta terça-feira (21), ele afirma que o Brasil tem que pensar a agricultura como um todo e não pensar em planos safra anuais, com valores muito baixos para a agricultura familiar.

Ele lembrou que os Estados Unidos colhem anualmente 300 milhões de toneladas só com a produção de milho, enquanto o Brasil “comemora” a próxima safra de 170 milhões de toneladas envolvendo todas as culturas.

O deputado lamentou também a falta de interesse dos jovens pela agricultura e a péssima imagem que as pessoas têm dos produtores rurais.

“Lá fora eles pensam que o Brasil ainda é o país do futuro. Enquanto isso, as novas gerações não valorizam a atividade rural. Os jovens têm preconceito do homem do meio rural”, desabafou.

Apesar das críticas, o plano safra 2011/2012 marca expressiva redução das taxas de juros das linhas de crédito oferecidas aos produtores rurais e a ampliação dos recursos oferecidos ao setor. O Plano Safra 2011/12 vai oferecer R$ 107,2 bilhões em créditos rurais para a agricultura comercial. O pacote é o maior da história do País.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet