Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

manifestação

Comerciantes e produtores fazem protesto contra frigorífico em Vila Rica

Comerciantes fecham as portas e vão às ruas em protesto contra frigorífico

Comerciantes fecham as portas e vão às ruas em protesto contra frigorífico

O clima em Vila Rica (1.259 km de Cuiabá) continua tenso entre os pecuaristas e donos de frigoríficos. Após a interdição da unidade do frigorífico Quatro Marcos, comerciantes e produtores rurais realizaram um protesto nesta quarta-feira (8) no centro da cidade.


O protesto foi contra a ação da diretoria do frigorífico Quarto Marcos, de não efetuar o pagamento dos credores e também pela proposta, que segundo o presidente do Sindicato Rural da cidade, Ivan Pelissari, foi uma afronta para os produtores.

O grupo apresentou uma proposta para que os produtores continuassem fornecendo de mil a 1.200 animais por dia num período de dois anos. O pagamento dos bois seria a vista. Com relação aos créditos acumulados anteriormente, o grupo disse que o pagamento iria ser feito mediante a sugestão apresentada no Plano de Recuperação, que foi publicado no início deste ano.

Inconformados os pecuaristas saíram pelas ruas da cidade de Vila Rica. O comércio do município baixou as portas como forma de protesto. “O que tem acontecido na nossa cidade tem refletido não só os pecuaristas. O comercio também está sentindo com a falta de pagamento”, destacou Ivan Pelissari.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, esteve ontem em Brasília reunido com os assessores jurídicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para averiguar as ações que possam ser feitas com relação aos Planos de Recuperação Judicial (PRJ) dos frigoríficos.

Segundo Prado, a assessoria da CNA vai fazer uma parceria entre as Federações de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás para que um advogado possa acompanhar todo o processo jurídico dos PRJ’s. Ele disse também que semana que vem estará reunido com os produtores da região de Vila Rica.

“Em virtude de reuniões pré-agendadas em Brasília, me deslocarei para Vila Rica no início da semana que vem. Infelizmente a crise da pecuária tem afetado os nossos pecuaristas mato-grossenses. Esta situação não pode arrolar por muito tempo”, disse Prado.

Bloqueio

Conforme Ivan, há suspeitas de que a justiça esteja ingressando um mandando para retirar os manifestantes do local. “Garanto que se realmente a justiça nos tirar, nós vamos para outro local”, frisou o presidente do Sindicato. Mais de 200 pecuaristas continuam acampados na estrada que dá acesso à unidade do frigorífico Quatro Marcos.

O bloqueio foi montado desde domingo (5). O protesto continua pacífico e os produtores não permitem a entra de caminhões de bois ao frigorífico. Os demais veículos estão liberados. Eles ainda não confirmaram quando irão suspender o bloqueio.

A assessoria da Famato tentou fazer contato com os diretores do frigorífico Quatro Marcos, no município e em São Paulo, mas não obteve retorno do grupo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet