Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Justificativa

Neldo admite que Empaer não atende demanda

Após ser criticado pela senadora Serys Slhessarenko (PT) por falta de gerenciamento na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão (Empaer), o secretário de Desenvolvimento Agrário, Neldo Egon, rebate e alega que a precariedade do órgão é antiga e não vem do governo Blairo Maggi.


Nelgo Egon explica que vem buscando recuperar e revitalizar a Empaer, porém ainda é alto o déficit tanto de técnicos, quanto de recursos, portanto o processo de recuperação é lento e admite que “realmente não andou tanto quanto seria necessário para atender a demanda do Estado”.

No entanto, o secretário destaca que algumas ações já avançaram como a implantação de créditos fundiários, que dá condições ao produtor de aumentar sua produtividade.

Porém, Neldo também tem consciência de que a demanda é grande para que o Estado assuma sozinho a responsabilidade, e por isso tem trabalhado na busca de parcerias com as Prefeituras. Em Mato Grosso existem 150 mil pequenos produtores que precisam de assistência.

“Estamos buscando conscientizar os municípios, pois para se chegar a uma solução mais próxima precisamos que os municípios participem em conjunto com o governo do Estado na assistência de seus produtores”, argumenta.

Egon afirma que a idéia tem sido bem recebida pelos prefeitos, pois o Estado tem mostrados os resultados positivos que os investimentos nos pequenos produtores geram para o próprio município. “O retorno principal será para os municípios. (...) A qualidade do produto de primeira hora vai para o município, que não precisa mais importar”, explicou.

Quanto a realização de concurso, Nelgo informa que não está confirmado, mas garante que tem sido realizado convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a contratação temporária de técnicos de nível médio e superior, que irão atuar de acordo com os projetos executados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet