Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Agronegócios

mato grosso

Agricultores de MT garantem os insumos antecipadamente

O agricultor Guilherme Wilke vai plantar 1,1 mil hectares de soja na próxima safra em Sorriso, norte de Mato Grosso. Todos os insumos necessários para o plantio estão comprados desde fevereiro.

O agricultor Guilherme Wilke vai plantar 1,1 mil hectares de soja na próxima safra em Sorriso, norte de Mato Grosso. Todos os insumos necessários para o plantio estão comprados desde fevereiro. “Os preços estavam bons, os fertilizantes estavam mais baratos, então consegui fechar uma boa proposta”, afirma.


Em Mato Grosso é comum os agricultores anteciparem a compra dos produtos e além do custo ser menor, eles usam a própria produção como forma de pagamento. “Principalmente este ano, quem comprou cedo, conseguiu comprar com custo inferior ao que está sendo praticado agora. Os principais reajustes foram nos produtos químicos e fertilizantes”, explica Leonardo Ceravolo, gerente de loja de insumos.

O produtor Pedro Vigolo comprou em dezembro de 2010 todos os insumos para plantar 850 hectares de soja em Sorriso. “De lá para cá, acredito que o preço tenha subido mais de 30%, então acho que fiz um bom negócio”.

De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, 97% dos insumos para a próxima safra já foram vendidos.

Na propriedade de Ademir Gardin serão plantados 650 hectares de soja e a aplicação de adubo no solo já começou. “Nós estamos fazendo a aplicação antecipada, os fertilizantes foram comprados também com antecedência devido a condição comercial do momento, que foi a troca por grãos de milho. Para nós foi vantajoso", avalia.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet