Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

crise pegando

Inadimplência rural pode superar os 50% em Mato Grosso, diz Aprosoja

Mais da metade dos produtores de soja de Mato Grosso devem voltar para a inadimplência após 15 de maio, quando vence a parcela de financiamento que foi prorrogada em 2008. O alerta foi feito pelo diretor-administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso.

Mais da metade dos produtores de soja de Mato Grosso devem voltar para a inadimplência após 15 de maio, quando vence a parcela de financiamento que foi prorrogada em 2008. O alerta foi feito pelo diretor-administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, em entrevista à Agência Estado. A dívida refere-se principalmente à compra de máquinas agrícolas por meio das linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


"O produtor já lavou as mãos em relação a isso. Sabe que não tem como pagar e entende que o problema não é mais dele, mas do governo", afirmou Tomczyk, que considera que mais de 90% dos agricultores do Estado têm "algum problema de endividamento". Segundo o ruralista, os agricultores correrão novamente o risco de ver suas máquinas apreendidas pelos bancos das montadoras, como aconteceu no fim de 2008. "A Federação de Agricultura de Mato Grosso conseguiu garantir a posse das máquinas na Justiça, mas com uma liminar que pode ser derrubada".

De acordo com a Lei 11.775, aprovada em setembro do ano passado, os agricultores tinham até dezembro para solicitar aos bancos a renegociação da dívida. Pela lei, o produtor tinha a opção de pagar pelo menos 40% da parcela vencida em 2008 e financiar os outros 60% junto com o restante da dívida por um período de até sete anos. Não há dados oficiais sobre a adesão ao programa. "Presumo que a maioria dos produtores pediu a renegociação, mas grande parte não conseguiu pagar nem a primeira parcela", disse Tomczyk. "O produtor simplesmente não tem renda para pagar o que o governo quer receber". O valor da parcela vencida em 2008 é estimada em R$ 5 bilhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet