Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

financiamento em risco

Stephanes admite dificuldade de crédito para safra 2009/10

Stephanes admite dificuldade de crédito para safra 2009/10
O agronegócio brasileiro vai precisar de R$ 150 bilhões para financiar a safra agrícola em 2009/2010 mas, por enquanto, há sinalização para R$ 100 bilhões, conforme avaliação do presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Carlo Lovatelli, durante o seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2009 e 2010, realizado hoje em São Paulo. Em seu discurso, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, assumiu hoje que o sistema de crédito não vai oferecer o montante demandado pelo setor agrícola. "Não discordo dos dados da Abag, mas vamos ter dificuldades para chegar nesse número".


Stephanes disse que o governo está preocupado em fazer com que as mais recentes linhas crédito disponibilizadas para a agroindústria cheguem ao tomador. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse que não quer mais reunião sobre esse assunto, mas uma solução". Segundo Stephanes, a visão do presidente Lula é que este é um momento de anormalidade e exige maior disposição dos agentes financeiros para correr risco.

O ministro disse, ainda, que o governo busca saída para a questão do endividamento rural - assunto também abordado por Lovatelli. Stephanes afirmou, no entanto, que uma solução definitiva para o problema passa pela reformulação de todo o sistema de crédito rural. "Precisamos repensar uma política que englobe financiamento, preços mínimos e seguro agrícola", observou.

Na abertura do evento, o diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, e o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes Pinto, assinaram protocolo de intenções, com o objetivo de ampliar os mercados de derivativos agropecuários no País.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet