Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

Agricultura irrigada terá fórum permanente para desenvolvimento da atividade

O Ministério da Integração Nacional implantará o Fórum Permanente de Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, durante o Seminário Nacional Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, que será realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, na terça e quarta-feira (19 e 20/05). O Fórum foi criado por meio da Portaria nº 1.869, de 05/12/2008, assinada pelo Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e deverá ser brevemente regulamentado.


Os principais segmentos públicos e privados da agricultura irrigada nacional e parlamentares estarão reunidos no evento, que ainda contará com uma exposição sobre o tema. A exposição mostrará, por meio de imagens, o que é feito no setor, com experiências de várias regiões, de diferentes iniciativas, tanto públicas quanto privadas, garantindo uma interação maior com o público.

As iniciativas são promovidas pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Um dos objetivos do Seminário é a identificação dos grandes desafios da atividade e a maneira mais eficiente de superá-los de forma socialmente justa, eficientemente econômica e ambientalmente sustentável. Pretende-se, ainda, obter a sensibilização da classe política e da sociedade, incluindo setores de planejamento e fazendários, sobre as potencialidades do agronegócio irrigado e a capacidade de resposta imediata aos desafios da produção de alimentos e geração de empregos e renda.

O Ministério da Integração Nacional é responsável por 99 perímetros públicos de irrigação, que somam 300 mil hectares sob administração pública e onde ainda estão disponíveis para exploração cerca de 100 mil hectares que permitem a geração de 100 mil empregos diretos e mais de 800 mil empregos indiretos. Ainda cabe ao Ministério a formulação e condução da Política Nacional de Irrigação e a promoção de programas e projetos de irrigação e sua autonomia administrativa e operacional.

Institucionalização - Para as indústrias fabricantes de equipamentos de irrigação representadas pela Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Csei/Abimaq), esse seminário é uma etapa a mais no processo de institucionalização da agricultura irrigada no Brasil.

O setor produz aproximadamente 35% do PIB agrícola do país e tem um imenso potencial de crescimento. Nos últimos anos, o ritmo de incorporação de novas áreas foi de 150 mil hectares por ano. O que é considerado lento, levando-se em conta os 30 milhões de hectares potencialmente irrigáveis apontados no Plano Nacional de Recursos Hídricos.

De acordo com Marcelo Lopes, presidente da Csei/Abimaq, são necessárias políticas públicas consistentes e de longo prazo que incentivem a agricultura irrigada. “Com isso, teremos um substancial aumento da produção de alimentos e a mitigação do risco agrícola, com a sensível redução das perdas ocasionadas por secas”, afirma Lopes.

Ainda segundo Marcelo Lopes, na última década, os equipamentos de irrigação evoluíram muito. São mais eficientes tanto na distribuição de água como no consumo de energia. “Os agricultores estão cada vez mais preparados para empregar tecnologia de ponta em suas propriedades. Precisamos do reconhecimento da sociedade para a importância dessa atividade na segurança alimentar e de políticas públicas que incentivem a irrigação”, disse.

O presidente da Csei/Abimaq enfatizou que a mobilização para aprovação do Plano Nacional de Irrigação pelo Congresso Nacional é muito importante. Segundo ele, a realização do Seminário com a participação de parlamentares pode representar um marco nessa caminhada, pois pode levar a uma sensibilização da classe política para o tema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet