Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

larga escala

Estrela da Serra investe na produção de carne de cordeiro

Depois de obter bons resultados na Feinco, criatório parte para novo desafio: transformar o Vale do Paraíba a região Central de São Paulo em pólos de ovinocultura com base na raça texel

A Agropecuária Estrela da Serra vai ampliar os negócios com base no crescimento do rebanho texel, além de concretizar a unidade de Brotas como centro de excelência genética ovina. Projeto de ovinocultura iniciado em 2007 com um pequeno rebanho de texel PO para seleção e melhoramento genético, já conta com duas unidades, uma em Tremembé (SP), no Vale do Paraíba, e outra, em Brotas, na região Central do Estado de São Paulo.


“Neste mês de abril, decidimos partir para um novo desafio, que é o de formar dois pólos de ovinocultura no Vale do Paraíba a na região Central de São Paulo”, conta um dos sócios da empresa, Rafael Sene.

Observando o forte potencial do mercado de carnes de ovinos, principalmente do texel, a Estrela da Serra decidiu investir na produção de carne de cordeiro. No ano passado, Luiz Brito, Paula Brito, Rafael Sene Rocha e Marcela Sene Rocha firmaram parceria com o casal Agner Corrêa da Silva e Milton Silva, abrindo a unidade de Brotas. Com a entrada dos novos parceiros, o criatório aliou a capacidade técnica de criação animal dos quatro sócios originais ao conhecimento de administração e planejamento aportado pelos dois novos sócios.

O criatório é formado por 1000 matrizes, exclusivamente para a produção de cordeiros para abate, dentro de um projeto que se estabilizará com cerca de 3.500 matrizes nas duas unidades. O rebanho elite, dedicado à seleção e melhoramento genético da raça texel, conta com cerca de 40 animais e prevê ampliação em 2009.

No rebanho de elite, o trabalho de melhoramento genético se baseia em índices de produtividade como ganho de peso, precocidade e qualidade de carcaça. “Nosso objetivo é a produção, em larga escala, de carne de cordeiro diferenciada e com alto valor agregado, além de dispor para o mercado cordeiros, matrizes e reprodutores de alto potencial genético”, destaca Brito.

Três proprietários da Estrela da Serra são médicos veterinários e cuidam pessoalmente do manejo sanitário e nutricional dos animais. O manejo é realizado em sistema extensivo, o que traz rusticidade ao rebanho. “Um dos principais objetivos é garantir o bem-estar de todos os animais”, garante Milton Silva.

Segundo Brito, a raça texel é a principal ferramenta para a evolução da produção de carne de cordeiro do País, graças à rusticidade e os maiores índices de ganho de peso entre os ovinos, o que permite a produção de carne de alta qualidade com menor custo. “Sua carne marmorizada contém menor teor de gordura e sabor diferenciado, com ótima aceitação no mercado, sendo essa outra vantagem da raça texel”, explica.

Sene lembra que Reino Unido, que é um grande consumidor de carne ovina, tem 60% de seu rebanho lastreado em animais da raça texel, com um índice de 55% de aproveitamento de carcaça. “Estes dados reforçam a assertividade do estudo e dedicação da Estrela da Serra, cuja visão de qualidade ser baseia em experiências de sucesso”, observa.

Carreira em pista

A Estrela da Serra, em mais uma participação na Feinco – Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, obteve excelente resultado em 2009. Conquistou diversos primeiros prêmios, destacando o Campeonato Borrega Menor, o título de Melhor Área de Olho de Lombo e Reservado Grande Campeão Nacional da raça texel com o reprodutor Tank.

“Tank é um carneiro que impressiona por sua musculatura e enorme facilidade de ganho de peso. Suas qualidades são transmitidas à sua progênie e seus filhos já são a linhagem que mais se destaca no plantel Agropecuária Estrela da Serra”, descreve Luiz Brito, um dos proprietários do animal. Segundo ele, o reprodutor é invicto nas competições às quais participou no Estado de São Paulo.

A Estrela da Serra estreou nas pistas no ano passado, tendo conquistado vários prêmios, entre os quais, o Grande Campeonato macho e fêmea na Facilpa 2008. O reprodutor Tank conquistou o título de Grande Campeão na Facilpa 2008 e repetiu o feito na Feicorte 2008.

Sua genética está disponível na CRV Lagoa – Top in Life, sendo uma opção para quem quer produzir mais carne.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet