Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

INDUSTRIALIZAÇÃO

Cargill investe R$ 210 milhões e irá processar 3 mil toneladas de soja

Com um investimento de R$ 210 milhões, a Cargill inaugurada nesta quarta-feira (27), em Primavera do Leste, terá a capacidade de processamento de 3 mil toneladas de soja por dia, produzindo 2,3 mil toneladas de grão e 560 toneladas de óleo.


O diretor da empresa, José Luiz Glaser, explicou que a fábrica tem condições de ampliação, mas ainda não existe plano de expansão. Quanto a questão da crise financeira mundial, ele garante que todos os investimentos previsto para a construção da indústria foram cumpridos, até porque a obra iniciou-se antes mesmo de ter estourado a crise. “Porém, foram seguradas as aplicações futuras por enquanto, para esperar como o cenário irá desenrolar”, revelou durante entrevista coletiva.

Segundo Glaser o setor conseguiu sobreviver a crise e não foi tão afetado, quanto à pecuária. Um dos motivos foi à reação da China, que continua sendo o maior comprador de soja do estado de Mato Grosso. “A China deve crescer entre 6% a 7% e isso deu ânimo ao setor produtivo”, explicou.
Outra questão positiva, é que a central da Cargill, que antes era em Campo Grande, foi transferida para Primavera do Leste, que ficará responsável pelo processamento dos grãos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, destacou que o município ofereceu cursos de qualificação para que a empresa possa contratar mão-de-obra local, gerando emprego e renda para o município. A expectativa é que a Cargill gere 160 empregos diretos e centenas indiretos, além de incentivar a ida de novos empreendimentos para a cidade.

A Cargill é uma das maiores exportadoras de soja em grãos do Brasil e a segunda maior processadora. O governador Blairo Maggi lembrou a luta dos diretores em trazer a indústria para Mato Grosso e destacou o fato da empresa ser voltada para o consumo interno, como ocorrerá com o óleo que será comercializado em Mato Grosso.

Leia também:

Mato Grosso deixou de ser o patinho feio, afirma governador Blairo Maggi
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet