Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

crise no campo

Independência fecha três plantas no estado

Os pecuaristas de Mato Grosso estão em estado de alerta depois do anuncio do frigorífico Independencia do fechamento de suas unidades de Colíder, Pontes e Lacerda e Juína.

Os pecuaristas de Mato Grosso estão em estado de alerta depois do anuncio do frigorífico Independencia do fechamento de suas unidades de Colíder, Pontes e Lacerda e Juína.O anúncio do Independência feito na tarde desta quarta-feira e está sendo lamentada pelo setor que esperava o retorno do abate nas 5 unidades que o frigorífico possui em Mato Grosso. As outras duas unidades funcionam nas cidades de Confresa e Nova Xavantina.

 
“Esse anúncio chega oito dias antes do encerramento do prazo para os pecuaristas se habilitarem no processo de recuperação judicial da empresa. O produtor deve ficar em alerta total para não perder o prazo para se habilitar no processo de recuperação judicial do Frigorífico Independência que termina no próximo dia 18, quinta-feira da próxima semana", diz o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Mário Cândia de Figueiredo. Ainda segundo Cândia,  essa é a primeira providencia que o produtor deve tomar para garantir que seus débitos estejam no plano de recuperação da empresa. Ele informou também que a Acrimat está entrando em contato com todos os pecuaristas para alertá-los da necessidade desse procedimento processual.

 “Lamentamos o fechamento das unidades, mas nossa preocupação é com o produtor. As plantas já estavam paradas e não vamos deixar nenhuma indústria voltar a funcionar sem antes quitar as dívidas com os produtores. Somos o elo da cadeira produtiva mais prejudicada com essa crise dos frigoríficos, pois o pecuarista entregou seu gado, a indústria produziu e vendeu a carne, e não pagou por isso”, ressalta Candia.

Segundo o comunicado do Independência, estas medidas, incluindo a paralisação das atividades de abate, desossa e logística da unidade de Nova Andradina (MS), irão resultar em uma demissão de aproximadamente 1.100 trabalhadores e na realocação de alguns funcionários em outras unidades. De dezembro de 2008 a abril deste ano, a empresa já tinha demitido 6,7 mil pessoas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet