Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Rondonópolis sai na frente em busca de verba do Incra para as comunidades rurais

A prefeitura de Rondonópolis sai na frente em busca de recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para beneficiar as comunidades dos assentamentos rurais. O secretário de Agricultura e Pecuária do Município, Valdir Correia, explica que o Projeto Terra Sol vai destinar R$ 400 por família, sem burocracia, para investimento coletivo em pequenas indústrias. Os beneficiados não precisam devolver os recursos, apenas prestar contas ao Incra.


A expectativa do secretário Valdir Correia é atender nove assentamentos de Rondonópolis com a iniciativa do Governo Federal para incentivar a agroindústria nas pequenas propriedades. O projeto da Secretaria, já em fase de elaboração, vai atender as famílias dos assentamentos São Francisco, Primavera, Chico Mendes, Dom Osório, Carimã, Olga Benário, Tietê, Santa Luzia e Gleba Rio Vermelho.

Unidade de Cadastro
As negociações do secretário Valdir Correia com o Incra já resultou também na autorização para implantação da Unidade de Cadastro do Instituto, em Rondonópolis. Correia antecipa que a unidade vai ocupar o antigo auditório da Secretaria, na Central de Agricultura que funciona anexa à feira livre da Vila Aurora. A prefeitura vai ceder dois funcionários para operar o sistema.

O termo de cooperação técnica dá autonomia para a unidade emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e do Imposto Territorial Rural (ITR). A comunidade rural de Rondonópolis vai contar também com um escritório de atendimento do Incra que deve ser instalado posteriormente.

DRS do ovino
A prefeitura local vem trabalhando também para fazer acontecer o desenvolvimento da ovinocultura nas pequenas propriedades do município. Valdir Correia anuncia que a equipe da Secretaria vai ajudar a coordenar o grupo da agricultura familiar de criadores de carneiro para comércio. O Projeto do Desenvolvimento Regional Sustentável –DRS é financiado pelo Banco do Brasil (BB). A prefeitura oferece a assistência técnica e se responsabiliza pela elaboração dos projetos necessários. O Frigorífico Celeiro integra a parceria como comprador da produção para comercializar. A ação integrada reúne ainda a Empaer, o MT Regional e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Interessado em ampliar ainda mais a atuação da administração local em prol das famílias de pequenos produtores, Valdir Correia disse que vai credenciar a Secretaria junto ao BB, para que possa elaborar os projetos de financiamento em várias linhas, como Pronaf Mais Alimento. A iniciativa depende da aprovação da Câmara de Vereadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet