Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Projeto Parceria Rural Agricultura inicia cursos de qualificação em MT

Conforme aumenta a produção agrícola em Mato Grosso, o Governo do Estado qualifica mão-de-obra para atuar no setor, e é por meio do Projeto Parceria Rural Agricultura que o produtor rural ganha um trabalhador melhor preparado para as funções na fazenda.


O cronograma de 2009 inicia pelo município de Vera, onde na próxima quarta-feira (25.03), será ministrada a aula inaugural do curso de operador de máquinas e implementos agrícolas. De 2003 até 2008, o projeto capacitou mais de seis mil pessoas em todo o Estado.

Só em 2008, o projeto capacitou 937 trabalhadores. O intuito é contribuir com a expansão da atividade, além de gerar oportunidades de emprego e renda nesse ramo de atividade.

O treinamento oferece aos participantes aulas práticas e teóricas com máquinas e implementos agrícolas. O conteúdo do curso inclui aulas com trator (manutenção e operação), colheitadeira de grãos e algodão (manutenção e operação), preparo de solo, saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, ética e cidadania. Já para os alunos que se destacam durante o curso são ministradas ainda aulas extras de GPS.

Ao final da capacitação os participantes aprovados recebem também um certificado e uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, coordenadora do projeto.

O projeto já se tornou referência no Estado. O treinamento atende a necessidade dos agricultores, que precisam de profissionais qualificados para atuar no campo.

As 120 vagas oferecidas para o curso em Vera já foram preenchidas e, segundo a superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) Rosamaria Ferreira de Carvalho, mais vagas serão abertas caso haja demanda no município.

O Projeto Parceria Rural Agricultura conta a parceria das multinacionais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. São eles que fornecem os equipamentos e os instrutores para a realização dos treinamentos. "Mesmo em um ano de crise, as empresas não mediram esforços para a continuidade do projeto. Vale destacar que essa iniciativa demonstra a preocupação e importância que os empresários têm com a preparação de mão-de-obra para o campo. É justamente em momentos como esse que mais precisamos investir em formação de pessoas. O Governo só tem a agradecer a estas empresas parceiras", destacou Rosamaria Ferreira de Carvalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet