Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Adensar plantio de algodão reduz custos

Para tentar reduzir custos, que já começam a afetar a produção de algodão no País, cotonicultores brasileiros adotaram este ano, em escala comercial, o sistema de manejo adensado. A técnica, já utilizada com sucesso no Paraguai, Argentina e Estados Unidos, reduz a entrelinha das fileiras de plantio de 90 para 45 centímetros e encurta em média 30 dias o ciclo de produção, o que também torna viável o cultivo da fibra na safrinha. 


Este ano, a área plantada com algodão adensado deve chegar a 12 mil hectares, em todas as regiões produtoras, conforme estimativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A tecnologia vem em boa hora, a hora de reduzir custos. O mais recente levantamento da safra 2008/2009 da Conab indica que a área plantada de algodão será de 856 mil hectares, 20,5% menor em comparação ao mais de 1 milhão de hectares da safra anterior. No Centro-Sul, responsável por quase 60% da produção nacional, a queda será maior, de quase 30%.

Além dos altos custos da produção, o relatório da Conab aponta a crise de financiamento e os baixos preços de comercialização da pluma, que atingiram recentemente os menores níveis dos últimos anos, como motivos pela queda. "É uma tentativa de continuar plantando. Hoje, com o alto custo da lavoura e o baixo preço no exterior, está cada vez mais difícil continuar", diz o produtor mato-grossense Nelson Vígolo. "Ou buscamos alternativas ou reduzimos drasticamente a área." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet