Olhar Direto

Sábado, 06 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Colli sucumbe: monitoramento de transgênico é mantido‏

Poucas vezes o auditório de uma reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) esteve tão cheio como na manhã desta quinta-feira (10/12).

Lobistas das indústrias alimentícia e de biotecnologia disputavam lugares com representantes de ONGs para acompanhar de perto a votação do fim da resolução normativa nº 5, que exige o monitoramento dos efeitos dos transgênicos no meio ambiente na saúde humana depois de aprovados (ou seja, depois que estiverem sendo comercializados).
 
Essa foi a última reunião de Walter Colli, como presidente da CTNBio. Para encerrar seu mandado, ele decidiu carregar a bandeira da indústria com as duas mãos e colocar em xeque o próprio trabalho e atuação de seus colegas, já que a resolução normativa nº 5 havia sido assinada por ele próprio, em 2007. A discussão foi acalorada.
De um lado Colli defendendo o ponto de vista da indústria. De outro, membros da comissão como Paulo Brack, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, apontando prejuízos para o pequeno produtor que estará ainda mais vulnerável se os estudos forem suspensos. Afinal, um dos objetivos do acompanhamento é impedir a contaminação de lavouras não transgênicas. Por fim, Colli sucumbiu. Disse que vai rever a sua posição e apresentar uma proposta que dispense os estudos em relação aos efeitos dos transgênicos na saúde humana, mas mantenha o acompanhamento dos impactos no meio ambiente.

“O resultado da reunião de hoje é uma mostra da força da mobilização da opinião pública. É para ser comemorado, mas é também para ser visto com cuidado. Esse é só um capitulo dessa história. Colli recuou, mas não desistiu”, diz Rafael Cruz, coordenador da campanha de Transgênico do Greenpeace. “Os transgênicos são uma tecnologia muito recente, que precisa de acompanhamento.
 
Cada espécie transgênica pode ter um comportamento diferente, tanto no meio ambiente como para saúde humana”, completa. A revisão da resolução normativa nº 5 deve entrar na pauta da próxima reunião da CTNBio, em fevereiro. Ainda não se sabe quem será o próximo presidente. Essa é uma escolha do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet