Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Exportações do agronegócio podem cair pela 1ª vez em 10 anos

As exportações do agronegócio brasileiro deverão cair para 63,4 bilhões de dólares em 2009, ante 71,8 bilhões em 2008, o que seria a primeira queda em valores do setor no período de dez anos, de acordo com projeções do Ministério da Agricultura divulgadas na segunda-feira (02.02).


O menor valor em dólares é resultado de preços internacionais mais baixos, de maneira geral, para as principais commodities exportadas pelo Brasil, segundo o ministério. "Estimamos, exceto para um ou outro setor, que as quantidades exportadas deverão se manter. Os preços é que não chegarão aos patamares de 2008, os maiores dos últimos 10 anos", afirmou a jornalistas Célio Porto, secretário de Relações Internacionais do ministério, após apresentação na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

ACCs, ainda um problema

Outro problema citado pelo secretário como limitador do desempenho do agronegócio do Brasil nas exportações é a manutenção de um quadro de baixa oferta de ACCs (Antecipação de Contrato de Câmbio). "Em termos globais (incluindo outros setores), as liberações de ACCs em janeiro estiveram abaixo de qualquer mês do ano passado. Uma questão que tem que ser enfatizada é a falta de crédito para exportação."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet