Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Chuvas expulsam mais de 4.000 de casa e

As chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina desde a última terça-feira (11) já expulsaram 4.127 pessoas de suas casas e colocaram oito cidades em estado de emergência. São elas: Anitápolis, Braço do Norte, Criciúma, Garopaba, Lauro Müller, Meleiro, Orleans e São Martinho.


No total, são 250.954 pessoas afetadas pelas chuvas. Destas, 3.712 estão desalojadas, ou seja, tiveram que ir para a casa de parentes e amigos, e 415 foram encaminhadas para abrigos públicos.

Os temporais deixaram ainda 26 feridos e um desaparecido - um homem de 76 anos que teve sua casa levada por uma enxurrada na quarta-feira (12), em Anitápolis.

O município de Criciúma, com 188.557 habitantes, registrou alagamentos e deslizamento de terra. Várias casas ficaram embaixo d'água e moradores precisaram receber auxílio dos bombeiros. O número de afetados pela chuva na cidade soma 101 mil.

Tubarão também está entre as cidades mais atingidas, com 40 mil afetados – mais de 40% dos 96.529 habitantes estimados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009. A chuva provocou enchentes que afetaram o transporte e o fornecimento de energia em algumas regiões da cidade. Ao menos 260 pessoas estão desalojadas na cidade.

Confira também
Chuva isola cidade catarinense


Pedra rola de barranco e destrói casa
..
Em Içara, o órgão estima que 38.558 pessoas tenham sido afetadas pela chuva. O número corresponde a 67% da população da cidade. Ao menos 893 estão desalojados e 103 estão desabrigados.

O município de São Bonifácio, em Santa Catarina, ficou isolado depois que uma ponte desabou. As aulas foram interrompidas e 500 crianças ficaram sem ir para a escola. A ponte caiu no trecho da rodovia SC-431, sentido sul, a 10 km do centro.

A cidade de Timbé do Sul está com 11 comunidades isoladas e 1.500 alunos sem aula. Araranguá está em alerta com a subida do nível da água do rio e o risco de ressaca no mar, que tem ondas de dois a três metros. Em Forquilhinha, a equipe da Defesa Civil está auxiliando a comunidade.

Em Anitápolis, várias residências foram soterradas. A cidade está com os serviços de energia, água e comunicação prejudicados. Em Imaruí, o vendaval destelhou o prédio da prefeitura
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet