Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cheia destruiu ferrovia que seria inaugurada em julho, diz secretário

As chuvas que atingiram Alagoas em junho destruíram a ferrovia Transnordestina, que passa pelo estado. O secretário de Comunicação de Alagoas, Nelson Ferreira, explicou ao G1 que a estrada de ferro que passa no estado já tinha sido destruída durante as cheias em 2000.


“A ferrovia passou dez anos em obras e estava prestes a ser reinaugurada. Essa enchente levou tudo embora de novo”, disse Ferreira.

O secretário afirmou que a linha férrea voltaria a operar em Alagoas no dia 3 de julho.

“Essa ferrovia sai da Bahia e vai até o Maranhão. Uma parte entra em Alagoas, passa por Porto Real do Colégio e segue por várias cidades até Maceió, de onde vai para Pernambuco. Vamos ter que refazer quase tudo. O trecho alagoano acabou”, afirmou.

Segundo Ferreira, a parte que fica em União dos Palmares foi a mais afetada. “Essa ferrovia era muito importante para nós, porque era usada para transportar a produção do interior até o porto. Quando foi destruída, pela primeira vez, tivemos que fazer esse transporte por terra. Acreditávamos que isso seria solucionado agora”, disse.

De acordo com o secretário, a preocupação no momento é ajudar os sobreviventes. Ainda não há planos de recuperação para a ferrovia.

Mortes

Em Alagoas, 29 pessoas morreram em decorrência das chuvas. Quinze cidades estão em situação de calamidade pública. No total, mais de 177 mil pessoas foram afetadas.

Pelo menos 15 municípios estão em situação de calamidade pública. Cerca de 600 pessoas estão desaparecidas.

Auxílio das Forças Armadas

As Forças Armadas enviaram homens e equipamentos para ajudar as vítimas de enchentes que atingiram municípios de Pernambuco e Alagoas. A decisão foi anunciada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele sobrevoou com o governador do estado uma área de seis municípios.

Uma ponte militar portátil de 60 metros foi enviada para Alagoas, vinda do Rio Grande do Sul (RS), e outra de 30 metros seguiu para Pernambuco, vinda do Rio Grande do Norte (RN).

Pernambuco

Doze pessoas morreram no estado por causa das chuvas. De acordo com a coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe), 54 municípios registraram estragos. Mais de 40 mil estão desabrigadas ou desalojadas.

Sete famílias que viviam às margens do rio Capibaribe foram levadas nesta terça-feira para um abrigo no Recife. Segundo a prefeitura, as pessoas viviam em áreas ribeirinhas e precisaram sair de casa após a abertura das Comportas da barragem de Carpina. Assim que a situação se normalizar, as famílias devem retornar para as suas residências.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet