Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Casos suspeitos de dengue em Boa Vista são analisados em Belém

Quatro casos suspeitos de dengue em Boa Vista foram encaminhados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para exames de contraprova.


Os pacientes foram detectados pelo sistema de monitoramento de dengue da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima. Amostras foram enviadas a Belém e os resultados deverão ser divulgados até a próxima semana.

Conforme protocolo do Ministério da Saúde, o primeiro caso suspeito, encontrado no dia 30 de julho pelo Laboratório Central de Roraima (Lacen), foi encaminhado com outras 19 amostras ao IEC.

O vírus DENV-4 é uma versão que circula há 28 anos no Brasil. O risco está no fato de pessoas contaminadas anteriormente pelos tipos 1, 2 e 3 do agente causador poderem contrair novamente a dengue, com a possibilidade de desenvolver a versão hemorrágica da doença.

Quadro em Roraima


Até 10 de agosto, foram notificados 8.242 casos suspeitos de dengue em Roraima, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde. Mais da metade aponta para manifestações clássicas da dengue. No caso da doença com complicações, são 163 registros e dengue hemorrágica, 60. Aguardam resultado 1.270 suspeitas e outras 1.870 foram já desclassificadas.

A capital Boa Vista continua sendo o município com a maior incidência da doença, com 2.341 casos clássicos, 144 de dengue com complicações e 56 de dengue hemorrágica. Três pessoas já morreram vítimas da doença neste ano.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, o estado não passa por risco de epidemia de dengue tipo 4. Quanto à circulação do DENV-4, Coelho afirma que o problema não é restrito a Roraima, mas observado em todo o território nacional.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet