Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Santos Dumont reabre normalmente nesta sexta-feira

Santos Dumont reabre normalmente nesta sexta-feira

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, reabriu normalmente para pousos e decolagens na manhã desta sexta-feira (13), após a quinta-feira tumultuada com a queda de um jato particular.

O aeroporto, que funciona com manobras no visual nas duas pistas, registra até as 8h38 dois cancelamentos e não há atrasos, segundo informações do site da Infraero. Situação bem diferente de quinta-feira quando mais de cem voos foram cancelados e dezenas deles apresentaram atrasos.

O aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, também opera no visual e até as 8h30 registra cinco cancelamentos, três voos de chegada e dois de partida, de acordo com informações do site da Infraero.

Queda de avião


Na manhã de quinta-feira, um avião caiu na Baía de Guanabara, quando pousava no aeroporto. A Ocean Air Táxi Aéreo divulgou nota informando que a aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista durante pouso, e caiu de baixa altitude nas águas. O acidente aconteceu às 9h16.

O trabalho para retirar a aeronave do mar durou quase oito horas. Três tripulantes estavam a bordo do avião. Eles se feriram sem gravidade. Dezenas de pessoas participaram do resgate. De acordo com a Infraero, o aeroporto reabriu para pousos e decolagens às 17h05 desta quinta-feira (12).

Avião ficou 5 minutos no ar antes de acidente, diz diretor da Ocean Air
O diretor da Ocean Air, Ricardo Santos, disse em entrevistra coletiva nesta quinta-feira que somente as investigações poderão revelar se o acidente desta manhã com a aeronave Learjet da empresa foi causado por uma pane eletrônica ou mecânica.

Segundo ele, o avião "perdeu parte das comunicações e da indicação dos instrumentos" e ficou "apenas cinco minutos" no ar antes de cair na Baía de Guanabara ao tentar pousar no aeroporto Santos Dumont.

Ainda segundo o diretor, o laudo inicial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deverá ficar pronto em cinco dias. Já a investigação paralela da empresa deverá ser concluída em 30 dias, prorrogáveis por até 90 dias.

Santos disse que logo após o avião decolar do Santos Dumont em direção ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o piloto identificou "o problema técnico". Ele teria então optado por voltar ao Santos Dumont e, como perdeu a comunicação, teve que usar o transponder (aparelho que aponta a posição da aeronave no radar) para sinalizar à torre que estava com problemas.

Segundo ele, a aeronave chegou a pousar e percorrer os 1.460 metros da pista, tentou dar um "cavalo de pau" (uma manobra), não conseguiu parar e caiu no mar, a 2 metros de distância da pista. Com a queda, o bico da aeronave ficou avariado.

Os quatro passageiros que pegariam o avião no Tom Jobim, ainda segundo Santos, foram realocados para outra aeronave da companhia e já estão no destino, em Pernambuco. O diretor não confirmou se seria a apresentadora Xuxa uma das passageiras, alegando "contrato de confidencialidade". A assessoria da apresentadora confirmou que ela embarcaria na aeronave.

Em nota divulgada mais cedo pela empresa, os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da Ocean Air.

A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília informou que as ações iniciais de investigação já começaram a ser executadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet