Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Decreto proíbe o desperdício e o mau uso de água em cidade do sul de MG

O período de estiagem levou a Prefeitura de Cambuquira, no Sul de Minas, a baixar um decreto municipal que proíbe o desperdício e o mau uso da água na cidade. De acordo com o documento, “durante o período que perdurar o estado de emergência, ficam proibidos o desperdício e o mau uso de água disponibilizada pelo serviço de abastecimento urbano, assim caracterizado como a lavagem de veículos, calçadas, varandas.”


A lei municipal começou a valer no início do mês de agosto e tem duração de 100 dias. De acordo com o documento, o mau uso de água pela população acarreta multa. Mas a prefeitura informou que quando “a fiscalização detecta pontos de consumo excessivo, conversa com os moradores.”

O sistema de captação de água da cidade foi construído em 1912, há quase 100 anos. Por dia são gastos mais de 2 milhões de litros no município. Quando chove pouco, apenas a parte central tem abastecimento garantido. Em algumas casas da cidade, falta água quase todo dia há pelo menos dois meses.

Um projeto para construção de uma nova estação de tratamento de água já está pronto. Segundo a prefeitura parte da verba já está aprovada, mas por causa do período eleitoral, o processo está parado. A previsão é que as obras se iniciem depois das eleições e tenham duração de 12 meses.

Não chove em Cambuquira a cerca de 60 dias. O decreto municipal tem validade de 100 dias, mas ainda de acordo com a prefeitura, ele pode ser revertido antes. A cidade é conhecida por ter uma das melhores águas minerais do mundo
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet