Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Rede CERTIFIC: Projeto certificará recepcionista de hotel

Gilvan Vieira de Sousa tem 33 anos, natural de Paranatinga, município localizado a 411 km da capital. Em seu currículo profissional, trabalhou mais de um ano como recepcionista de hotel naquele município. Há seis anos em Cuiabá, Gilvan tentou entrar na área, mas com o Ensino Fundamental incompleto e sem curso de qualificação não obteve sucesso.


"Vários fatores me impossibilitaram de concluir os estudos e isto tem me prejudicado. Diante deste fator limitador, tive que mudar de segmento para conseguir um emprego para me sustentar", disse. Mesmo assim ele não desiste.

Gilvan é um dos exemplos de profissionais que se encaixam e que procuraram o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá para fazer a inscrição do Programa Rede CERTIFIC, que visa qualificar profissionais com idade acima de 18 anos e que atuem ou já tenham atuado como recepcionista de hotel, independente de sua escolaridade.

Segundo a professora e formadora do Projeto Rede CERTIFIC do Campus, Vânia Cristhina Nadaf, até o momento mais de 20 pessoas se inscreveram no programa. Um fato que chamou sua atenção foi a procura de profissionais que atuaram na área como recepcionista em empresas. "A maioria das pessoas que se inscreveram tem entre 20 a 35 anos de idade, alguns possuem estudo completo (Ensino Médio) e outros não (Ensino Fundamental). Mas o objetivo do CERTIFIC é qualificar esses profissionais", ressalta.

Vânia explica ainda, que os profissionais passarão por algumas etapas de avaliação. Na primeira é o Reconhecimento de Saberes que será avaliado por uma equipe multidisciplinar do Instituto Federal. Na oportunidade, o candidato vai poder relatar toda a sua experiência profissional, destacando como aprendeu o ofício, as atividades relacionadas ao fazer profissional, a forma como as desempenha e os pontos que considera relevantes para o domínio da profissão. Após este processo, ele participará de uma dinâmica de grupo onde será abordado o ambiente de trabalho, o local de atuação profissional e a qualificação.

Num outro momento o candidato participará de um curso com carga horária de aproximadamente 40 horas sobre a área de avaliação. Ao final acontecerá a Avaliação do Desempenho Profissional em que o trabalhador deverá demonstrar por meio de atividades práticas, seu conhecimento e domínio da área o que engloba os conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à profissão. Todo este processo será acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Para receber a certificação da Rede CERTIFIC o candidato que passou pelas etapas do processo de Reconhecimento de Saberes e que não tenha concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, poderá ingressar nos Cursos PROEJA FIC (Programa de Formação Inicial e Continuada) oferecido pelo Instituto ou por instituições de ensino parceiras ao programa, para que possa concluir os estudos. Após a conclusão de todo o processo avaliativo o candidato receberá a Certificação Profissional emitida pela Rede CERTIFIC o que dará ao trabalhador o poder de gozar dos direitos profissionais definidos pelos órgãos reguladores e associações de classe.

A Direção Geral do Campus juntamente com a equipe multidisciplinar do Programa estão buscando parceria com as prefeituras municipais e Secretarias Municipal e Estadual de Educação para firmarem parcerias. "Estivemos reunidos com a Secretária Estadual de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e ficou definido que as equipes multidisciplinares do EJA e da Rede CERTIFIC tracem um trabalho em conjunto para agregar esforços na qualificação dos alunos com o ensino tecnológico na área de hospitalidade e lazer, que é o foco do programa CERTIFIC", ressalta Ali Veggi Atala, diretor do Campus.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet