Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

ISP: nº de vítimas de balas perdidas cai 18,4% em 2010

Relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro aponta que diminuiu o número de vítimas de balas perdidas de janeiro a junho deste ano. Foram 84 pessoas atingidas, sendo que 11 morreram - redução de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2009, 103 pessoas foram vítimas de balas perdidas nos primeiros seis meses do ano, sendo quatro fatais e 99 não fatais.


No relatório, vítimas de balas perdidas constituem pessoas que tenham participação alguma ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil e podendo vir a morrer ou não. A capital fluminense ainda é a responsável pelo maior número de vítimas fatais de janeiro a junho: oito, o que corresponde a 72,7% das ocorrências.

A Baixada Fluminense vem em segundo, com duas, e o interior com uma. A região de Grande Niterói não gerou estatística. Entre as vítimas não fatais, 57 são da capital, 12 da Baixada e quatro da Grande Niterói. O interior não registrou vítimas.

O período de janeiro a junho marcou 2.552 homicídios dolosos, quando há intenção de matar, e deste total, 1.810 (70,9%) foram cometidos com armas de fogo. De acordo com o estudo, de julho a setembro não foram registrados crimes do tipo. A faixa etária mais afetada é a de adultos entre 30 e 59 anos (45,5%) e homens (81,8%). Entre os crimes de lesão corporal, 40.289 crimes foram registrados, sendo que 632 deles foram cometidos empregando arma de fogo. As vítimas, em sua maioria, são homens na faixa etária de 18 a 29 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet