Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

MDS apresenta experiências de combate à fome em reunião da FAO, em Roma

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, participa, entre os dias 11 e 16 de outubro, da 36ª sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O encontro vai reunir chefes de Estado e de governo e autoridades mundiais para reiterar apelos à comunidade internacional para que seja mais ativa no cumprimento da promessa de combater a fome, investir em infraestrutura rural e incentivar a produção agrícola nos países em desenvolvimento.


Apontado pela FAO como um dos países em desenvolvimento a cumprir os objetivos de redução da pobreza e da fome antes de 2015, data programada pela entidade, o Brasil tem muito a repassar aos outros países. “O Brasil possui uma situação de destaque porque foi um dos poucos países que alcançaram a meta fundamental dos Objetivos do Milênio, que é o combate à fome e à desnutrição. Portanto, o Brasil comparece a essa importante reunião da FAO como um país que cumpriu sua obrigação, combateu a fome da população e se tornou referência", destacou Crispim Moreira, que apresentará, no dia 13, experiências de políticas integradas de segurança alimentar e cooperação com outros países.

O secretário explicou que o Brasil vai contribuir em dois momentos nessa reunião. "O MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) vai mostrar as iniciativas bem-sucedidas de organizar no Mercosul agenda política forte, com resultados de segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar. E nós, do MDS, vamos apresentar a experiência da política nacional de combate à fome, destacando nossas ações de soberania alimentar e criação de uma rede de proteção social para afastar a fome das famílias que ainda sofrem no País.”

O sucesso dessas ações é comprovado pelo interesse de outros países em busca da cooperação brasileira. É caso do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que está em processo de implantação em dez países da África. “A posição de referência do Brasil no combate à fome aumenta nossa responsabilidade”, disse Crispim, acrescentando que o País conseguiu colocar comida na mesa das famílias que não tinham condições de fazer três refeições por dia. “São 12 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de pessoas que passaram a ter acesso, por direito, a suas três refeições com qualidade.”

Também integram a delegação brasileira nessa 36ª plenária do Comitê de Segurança Alimentar da FAO representantes dos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores e membros da sociedade civil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet